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Cresce o número de pessoas que optam por almoçar fora de casa

Rotina apressada e a distância entre o trabalho e a residência fazem população comer mais vezes fora do lar

Os brasileiros estão comendo cada vez mais em restaurantes, lanchonetes e bares. Nos últimos dez anos, houve crescimento de 292% nas vendas da indústria de alimentos para o mercado de alimentação fora do lar. Os dados foram publicados pela Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).
Entre os fatores para a mudança de comportamento estão a rotina apressada e a distância entre o trabalho e a residência. Segundo Flávio Mangili, professor da pós-graduação Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação – foco em resultados do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Bauru, estatísticas indicam que, em média, 38% das despesas mensais dos brasileiros são para alimentação fora do lar.
“O baixo nível de desemprego aumenta a renda e diminui o tempo disponível para o deslocamento do trabalho para a casa, resultando em menos tempo para o preparo de alimentos”, avalia o professor.
Leandro Marques Polidoro, gerente-comercial, faz parte do grupo de pessoas que se alimentam fora de casa. Pelo tempo curto de almoço, prefere comer próximo ao trabalho. “Às vezes tenho de resolver assuntos no banco ou problemas da empresa. Não tenho um horário definido de almoço, por isso acho melhor comer em restaurantes”, afirma.
Ele conta que, para não enjoar da comida, sempre procura almoçar em estabelecimentos diferentes. “Como por quilo e também em um local que serve prato feito. Na verdade, a segunda opção é a de que mais gosto, pois é mais caseira e se assemelha à comida de vó”, conta.
Polidoro diz ser criterioso na seleção dos restaurantes. “A higiene é primordial. Se vejo moscas no local, não fico, vou embora. Outro ponto é a agilidade no serviço. Como tenho pouco tempo, escolho locais com atendimento rápido”, diz.
De acordo com Mangili, a qualidade do atendimento é um dos itens avaliados pelos consumidores. “As pessoas estão exigindo também um melhor serviço, variações de cardápio, boa apresentação dos pratos, garçons cordiais e rápidos”, afirma.

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