
O Governo do Estado do Paraná recebeu na quarta-feira, 03,o relatório com as informações do projeto de concessão de mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias no Paraná que foi apresentado na quinta-feira (4), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento contém a proposta de tarifa-base de pedágio que serão levadas à leilão em 2022.Como o certame prevê que a empresa vencedora seja aquela que apresente a melhor proposta híbrida, considerando o maior desconto no pedágio aliado ao maior investimento nos trechos concedidos, as tarifas, na prática, podem ser menores do que as apresentadas.Esta é a fase final da elaboração do novo modelo de pedágio no estado. Depois da aprovação dos valores pela ANTT, o modelo de concessão volta ao Ministério de Infraestrutura, que encaminha a proposta para análise e auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU).Pacote de concessãoO pacote é formado por rodovias estaduais e federais. São 2,3 mil quilômetros das concessões atuais, que terminam ao final de novembro, e 1 mil quilômetros de novas concessões.Os novos contratos de pedágio vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente. A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores. A perspectiva é que o pregão ocorra em 2022, com assinatura do contrato no último trimestre do ano.
Novo pedágio em JacarezinhoEm nossa região, que fará parte do Lote 2 de concessão, além do pedágio de Marques dos Reis - que fica na divisa entre São Paulo e Paraná, que tem o preço atual de R$ 24, 40 (carros de passeio) e de acordo com o previsto, passará a ser de R$8,35 pela nova concessão - está prevista a instalação de um novo pedágio em Jacarezinho, com o valor de R$ 7,83.
Serão criadas 15 novas praças de pedágio no estadoEntre as obras previstas no pacote, estão a duplicação de quase 1,8 mil quilômetros e a instalação de rede de internet wi-fi em todos os trechos de concessão.O modelo também prevê a construção de 10 contornos urbanos e faixas adicionais em rodovias já duplicadas, terceiras faixas, além de câmeras de monitoramento e iluminação em LED.A maior parte das obras devem acontecer nos primeiros sete anos de concessão. Os novos contratos devem valer por 30 anos.As atuais concessões vencem em novembro deste ano. O Governo do Paraná garantiu que, no período em que os trechos ficarem sem concessão até que se conclua o processo, o estado vai garantir o atendimento em caso de acidentes.Neste período, a manutenção das rodovias estaduais deve ficar a cargo do governo do estado, e as rodovias federais devem ser mantidas pelo Governo Federal.O governo do estado disse ainda que as cancelas de pedágio ficarão sem cobrança até que os trechos sejam assumidos pelas novas concessionárias.