Novo levantamento da Comscore aponta que 68%
dos usuários digitais brasileiros usam exclusivamente dispositivos móveis
(celular ou tablet) para acessar a rede. Inteligência artificial despontou como
tendência de palavra-chave, impulsionada pela popularidade do ChatGPT
O consumo
de conteúdo no ambiente digital tem mudado a dinâmica entre marcas e
consumidores. Além de ter um impacto econômico significativo, essa
transformação requer estratégias diferenciadas de engajamento. A Comscore
realizou um levantamento sobre os mais recentes hábitos de navegação do
consumidor, que traz em um resumo dados de consumo em sites e aplicativos
relacionados a varejo, entretenimento, notícias, streaming e redes sociais.
Segundo a
análise, 68% dos usuários digitais brasileiros utilizam exclusivamente
dispositivos móveis (celulares e tablets) para acessar a internet. Com um
mercado maduro, a população digital vem crescendo moderadamente no Brasil -
aumentou 0,6% entre os meses de junho de 2022 e 2023, totalizando 133 milhões
de visitantes únicos no período. No mundo, esse aumento foi de 3%.
Em âmbito
global, os usuários preferem o desktop para assuntos de navegação e pesquisa e
o mobile para consumir conteúdos relacionados a serviços financeiros. Já o
brasileiro se destaca por consumir no desktop conteúdos de informações e
notícias e prefere o mobile para assuntos relacionados a varejo e finanças.
Localmente, as categorias de entretenimento e redes sociais alcançam mais de
90% em ambas as plataformas (desktop e mobile).
Cenário
global
Ao redor
do mundo, as marcas indianas estão entre os destaques globais de crescimento.
JioCinema, Paytm e EaseMyTrip cresceram significativamente em suas categorias
(entretenimento, serviços financeiros e viagem, respectivamente). No disputado
setor de vídeos, o aplicativo Moj teve um aumento ano após ano de 329 milhões
de horas visualizadas por seus usuários mobile
Entre
todos os setores, a varejista chinesa TEMU se destaca como a de maior
crescimento, com 147 milhões de usuários únicos. Já streaming Twich é a marca
que mais cresce no setor de gaming (jogos) globalmente, com mais de 116 milhões
de usuários únicos ano após ano. E no mesmo período, em social media, o maior
crescimento, de mais de 59 milhões de usuários únicos, foi da plataforma
Google Messages.
No
Brasil, o Google Sites ainda lidera o mercado de notícias e pesquisa em todas
as faixas etárias e em ambos os sexos, seguido de perto pela Meta. Já o
UOL tem também um alcance significativo, com uma leve vantagem na faixa dos 35+
e no sexo feminino.
O ano da
inteligência artificial
O termo
“inteligência artificial” se destacou como palavra-chave em tendência em
janeiro de 2023, resultado da popularidade da ferramenta ChatGPT, que, neste
período, foi líder em conversas ao redor do mundo sobre essa tecnologia.
Sua
relevância se tornou notável nas redes sociais no início do ano, registrando
9,2 milhões de interações nas redes. A empresa OpenAI, dona da plataforma,
também se destacou com 1,2 milhões de interações no total.
Redes
sociais
A análise
da Comscore indica, ainda, que as atividades relacionadas a social media
tornaram-se mobile-first. Em média, o uso diário das mídias sociais em
dispositivos como celulares e tablets é de 51 minutos contra 2 minutos em
desktop. Além disso, o tempo gasto em redes sociais diversas é 32% maior do que
em serviços de mensagens instantâneas.
Entre os
destaques da categoria a está o crescimento de menções da marca Fenty Beauty e
de sua criadora, a cantora Rihanna, após o anúncio de seu show no Half Time do
Superbowl. Houve um impacto de 5,5 milhões de ações no Facebook, Twitter,
Instagram e TikTok mencionando o programa.
“As redes
sociais desempenham um papel essencial no aprimoramento de campanhas de
marketing”, analisa Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil,
“por isso é importante assumir riscos em suas estratégias em Social Media”,
complementa. Um exemplo de tal estratégia é um vídeo de 10 minutos do grupo
Hilton no TikTok, rede conhecida por seus vídeos curtos, que teve 86x mais
views do que a média da marca naquela plataforma.
Para
conferir o levantamento completo, acesse aqui.
Sobre a
Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) é um parceiro confiável para planejamento, transação e análise de mídia entre plataformas. Com coleta de dados que combina digital, TV linear inteligência de audiência over-the-top e dados de bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem seu comportamento multitelas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovada em medição de audiências digitais, de TV e publicidade em escala, a Comscore é a fonte terceirizada emergente do setor para medição confiável e abrangente de plataforma cruzada. Para mais informações sobre a Comscore, visite o site.