Mesmo com aumento da demanda em 50% neste 2º semestre, a empresa, que é uma das líderes nacionais na comercialização de maquinários agrícolas e irrigação, consegue ampliar a resolução à distância de ocorrências técnicas. Índice anterior já era de 90%
Uma das empresas líderes nacionais na comercialização e assistência técnica de maquinários agrícolas da Case IH, a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, já registra neste segundo semestre um aumento de 50% na demanda de sua Central de Atendimento, em comparação com mesmo período em 2022. A informação é do gerente corporativo de Agricultura de Precisão da empresa, José Henrique Gross.
Ele atribui esse aumento justamente ao sucesso de vendas alcançado pela Pivot
no ano passado e no primeiro semestre de 2023. “Felizmente comercializamos
muitos maquinários em 2022 e também no começo deste ano. Foram muitos clientes
que renovaram sua frota ou ampliaram e, portanto, passaram a entrar em contato
com a Central de Atendimento, para buscar orientações sobre operações ou tirar
dúvidas sobre o uso de algumas novas tecnologias. Quem já tinha o seu
equipamento Case IH, também entra mais em contato com o nosso atendimento neste
período de plantio, para solicitar visita técnica ou tirar alguma dúvida sobre
a manutenção”, explica José Henrique.
A Pivot foi a primeira concessionária Case IH no Brasil a criar uma sala
conectada exclusiva para o atendimento de seus clientes. O espaço fica em
Goiânia, cidade que abriga a sede administrativa da Pivot, e conta com uma
equipe de colaboradores com formação voltada para tecnologia e gestão de dados
agronômicos. Em dois anos de funcionamento, a Central já atingiu um grau de
resolução de problemas remotamente que beira os 100%. “Até o ano passado, nosso
índice de resolução de forma remota era de 90%, este ano já chegamos a 96%. Só
quando realmente não é possível resolver à distância, é que acionamos o técnico
para ir em campo”, destaca o gerente corporativo da Pivot.
José Henrique lembra que antes da CAP o produtor precisava aguardar a visita de
um técnico, que ia até a propriedade rural para fazer o diagnóstico, buscar as
peças e retornar para o conserto. “Agora, a presença do técnico no local
somente é necessária em menos de 10% das ocorrências. Esse elevado índice
de resolução do problema remotamente é muito importante para o produtor, que
não fica com sua máquina parada, evitando ao máximo as intercorrências na
produtividade”, completa.
*Serviços*
Criada em 2020 para facilitar o dia a dia do produtor rural em relação à
operação e manutenção de maquinários agrícolas, a Central de Atendimento Pivot
funciona exclusivamente pelo WhatsApp no número (62) 9838-8176. Por meio
da central é possível tirar dúvidas e resolver problemas de operação, agendar
manutenções periódicas, receber relatórios avançados de produtividade e outras
informações, que auxiliam durante todo o ciclo da safra, do plantio à colheita.
A equipe da central atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 18h00; e
aos sábados, das 7h30 até o meio-dia. Fora desse período, o atendimento ocorre
por esse mesmo número, só que por meio de sistema automatizado.
José Henrique explica que por meio da plataforma digital AFS Connect Farm, que
agrega o uso de ferramentas como imagens de satélite e de drones, além de outras
embarcadas nos maquinários Case IH, como piloto automático, telemetria,
sistemas de aplicação e meteorologia atualizados em tempo real, a Central de
Atendimento consegue até mesmo antever problemas no maquinário e na própria
plantação. “Todas as informações que chegam até a Central vêm por meio da
conectividade com a AFS Connect, através de rede móvel ou WI-FI. Os
equipamentos Case IH vêm embarcados com módulo de telemetria PCM, que envia
todas as informações das máquinas para a plataforma AFS Connect Farm. Com isso
é possível, não só dar um diagnóstico preciso de qualquer problema no
maquinário, mesmo remotamente, como antecipar alguma situação que precise de
atenção”, afirma o gerente corporativo da Pivot.