O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais e gerou debates sobre psicofobia
Na última sexta, 15 de dezembro de 2023, durante o programa "A Fazenda" da Record, o participante André Gonçalves (ator) disse que a participante Nadja Pessoa (atriz), “toma remédio para se acalmar” de forma pejorativa. Por esse motivo, a hashtag “PSICOFOBIA É CRIME" figurou entre os assuntos mais comentados da rede social X (ex-Twitter) e usuários citaram a campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre o tema.
Psicofobia é um neologismo criado pelo presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dr. Antônio Geraldo da Silva, a fim de explicar o preconceito que pessoas com transtornos mentais sofrem diariamente e os profissionais da saúde que cuidam dessas pessoas.
O termo surgiu a partir de uma entrevista que o Dr. Antônio Geraldo realizou com o humorista Chico Anysio, onde revelou que fazia tratamento psiquiátrico para depressão há mais de duas décadas. Em homenagem a Chico Anysio, foi instituído o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, em 12 de abril, seu aniversário natalício.
Desde 2014, ao longo do mês de abril, a ABP promove a Campanha Psicofobia que tem como objetivo combater o estigma e o preconceito contra pessoas que possuem doenças mentais. Nossa campanha busca conscientizar através de informações baseadas em dados científicos sobre as doenças mentais, como prevenir e a importância do autocuidado.
A ABP repudia veementemente falas preconceituosas contra pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental e fazem tratamento para essas doenças. A Psicofobia é uma coisa muito séria e que pode gerar estigma em relação às doenças e às pessoas, atrapalhando tratamento e impedindo a qualidade de vida das pessoas. Se informar sobre o tema é muito importante para acabarmos com este preconceito.
Saiba mais sobre a Campanha Psicofobia: