Questões sociais baseadas na heterogeneidade serão responsáveis pelo crescimento em 15% da demanda da Temp Log. Além disso, a tecnologia avançará com o uso crescente de equipamentos com Inteligência Artificial e realidade aumentada
A importância da diversidade étnica e de gênero como mola propulsora para o desenvolvimento social tem sido constantemente reforçada e se torna ainda mais fundamental no processo de conscientização a partir de um outro viés: o econômico. Prova disso é o crescimento de empresas do mercado de estética, que, cada vez mais, abrangem a chamada democracia da beleza. A Temp Log é uma delas. Especializada na indústria farmacêutica e com mais de 20 anos de experiência, a companhia tem na adesão do público masculino por cuidados com a beleza e aumento de diversos procedimentos uma oportunidade para expandir as operações e ajustar as estratégias para atender um mercado mais amplo e diversificado.
Atualmente, cerca de 50% da receita da companhia é oriunda do setor. Para 2024, a expectativa da organização é crescer 15%, impulsionado pelas tendências emergentes no mercado e pela crescente demanda por produtos e serviços. “Questões sociais baseadas na heterogeneidade refletem uma maior aceitação e interesse em tratamentos estéticos. Isso resulta em uma elevada diversificação e ampliação dos produtos oferecidos pelos laboratórios, aumentando a procura por serviços logísticos especializados”, destacou o Diretor Comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.
Pesquisas recentes mostram as oportunidades oferecidas para as empresas que apostam no segmento estético. No Brasil, onde 56% da população é afrodescendente, 13 marcas e influenciadores estão promovendo uma forma mais diversificada de beleza, conforme aponta o relatório de tendências globais da Allergan Aesthetics, ‘O Futuro da Estética’. O material traz ainda a visão de especialistas do Brasil, Emirados Árabes e Reino Unido reiterando que os pacientes do sexo masculino já representam cerca de 30% da sua base de clientes. E tem mais. O estudo também revela que "a beleza está abandonando a divisão de gênero para falar com uma só voz a todos". De acordo com 81% dos entrevistados, os tratamentos faciais são mais aceitáveis do que há cinco anos.
“A expansão do mercado devido a essas mudanças externas foi preponderante para que a Temp Log mantenha o setor de medicina estética como uma de suas prioridades para o próximo ano. Vamos ampliar as nossas estratégias logísticas e focar em soluções tecnológicas para atender o segmento em constante crescimento”, disse Canteras, lembrando que a empresa também se adaptou diante do aumento da adesão ao uso de produtos para procedimentos estéticos em regiões fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. A expansão indica uma demanda regional maior do mercado, refletindo em mais democratização e acessibilidade em lugares como Norte e Nordeste.
Tendências
Para 2024, explica o diretor comercial da Temp Log, as tendências no setor de medicina estética incluem a popularidade contínua de procedimentos não invasivos e minimamente invasivos, devido aos benefícios como menor tempo de recuperação e riscos reduzidos. A tecnologia avançará com o uso crescente de equipamentos com Inteligência Artificial e realidade aumentada para personalizar tratamentos e mostrar os resultados do antes e depois.
A própria pesquisa da Allergan corrobora com a análise de Canteras, ao dizer que “um sinal de que os consumidores estão à vontade para experimentar o seu visual é que os profissionais citam a adoção de tratamentos minimamente invasivos que não exigem um compromisso de longo prazo”.
Ainda para o próximo ano, a sustentabilidade ganhará mais atenção, com o interesse crescente por produtos e procedimentos éticos e sustentáveis. Além disso, o bem-estar psicológico será mais enfatizado, reconhecendo a conexão entre estética e saúde mental.
Para acompanhar o movimento previsto para 2024, a Temp Log planeja implementar novas tecnologias, como a implantação de um novo TMS (Transportation Management System), sistema crucial utilizado para gerenciar e otimizar o transporte de cargas que abrange planejamento de rotas, execução de transportes, rastreamento, tratativas de ocorrências e auditorias de fretes.
“A empresa também planeja evoluir e expandir o uso da MAFS (Modelo Automático de Fracionamento e Serialização), tecnologia exclusiva desenvolvida em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. O equipamento visa aumentar a eficiência, representando um avanço significativo nas operações para o setor de medicina estética”.
Sobre a Temp Log
Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, a Temp Log atua com cargas frias e produtos especiais. Com mais de 30 anos de mercado, é também referência nacional na operação logística de toxinas botulínicas, preenchedores faciais e bioestimuladores. A excelência no manejo de produtos fracionados de alto valor agregado para a saúde humana faz com que mais de 2300 municípios brasileiros tenham acesso a esses insumos por meio da Temp Log. Com um modelo arrojado de negócio, tem como principal diferencial o prazo rápido de entrega e o investimento em tecnologias avançadas. Saiba mais em: www.templog.net.