ANIVERSÁRIO
Nesta quarta-feira, 13, Ourinhos completará 105 anos de existência e nesta data tão especial para todos aqueles nascidos aqui, bem como aqueles que vieram de outras cidades e estados e se tornaram “ourinhenses de coração”, muitos destes que formaram famílias e “adotaram” a cidade, decidindo viver aqui o restante de suas vidas, vamos contar um pouco sobre a origem de Ourinhos que é conhecida como a cidade de um “povo com coração de ouro” e suas principais características.
Ourinhos conta atualmente com 103.970 habitantes, segundo o último Censo do IBGE de 2022, o que representa um aumento de 0,91% em comparação com o Censo de 2010.
Ourinhos é o 73º município mais populoso do estado de São Paulo e um dos mais importantes do centro-oeste paulista.
A 370 km de distância da capital, a cidade conta com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte.
A cidade se destaca também em seus eventos, como a FAPI (Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos), que é realizada anualmente no mês de junho e é considerada como um dos maiores eventos do ramo no país.
O município foi emancipado de Salto Grande na década de 1910 e seu nome é uma referência ao antigo município de Ourinhos, hoje a cidade de Jacarezinho, no estado do Paraná.
Com 105 anos de história, Ourinhos possui como principal atividade econômica o comércio. No setor da agricultura, destaca-se o cultivo da cana-de-açúcar, da soja e do milho.
História de Ourinhos
Ourinhos com todas as características dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo - o colono italiano - conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado.
Conta sua história que Jacintho Ferreira de Sá vindo de Santa Cruz do Rio Pardo, adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1.908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica.
De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1.915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 13 de Dezembro de 1918, cuja instalação se deu a 20 de março de 1.919.
Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1.938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada. Dentre os primeiros moradores do município citam-se os senhores Heráclito Sândano, Francisco Lourenço, Manoel Soutello, Abuassali Abujamra, Benedito Ferreira, Angelo Christoni, José Felipe do Amaral e Isordino Cunha.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Ourinhos, pela Lei Estadual n.º 1.484, de 13-12-1915, subordinado ao município de Salto Grande.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ourinhos, pela Lei n.º 1.618, de 13-12-1918, desmembrado do município de Salto Grande. Sede no atual distrito de Ourinhos. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-03-1919.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído o distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído do distrito sede.