Descubra quais famosos do sertanejo foram descobertos em reality shows
Artistas como Lauana Prado e a dupla Bruninho & Davi participaram de concursos de música no início de suas carreiras
Da esquerda para direita: Mayra (Lauana) Prado, dupla Bruninho & Davi; e Thaeme Mariôto/Reprodução
Alcançar o sucesso no cenário da música sertaneja não é tarefa fácil. Diversos artistas que marcaram épocas e outros que seguem em alta começaram suas carreiras em concursos de música, muito comuns na televisão aberta.
Mesmo não vencendo a edição, esses cantores encontraram seu caminho na mídia após esses programas terem ido ao ar. Confira alguns dos sertanejos que passaram por reality shows.
Lauana Prado – “The Voice” (2012) e “Mulheres que Brilham” (2014)
Ainda com o nome de Mayra Prado — que depois foi mudado para não ficar parecido com a dupla Maiara & Maraisa — a artista participou da primeira edição de “The Voice Brasil”, em 2012, no time de Carlinhos Brown. Lauana foi para a terceira etapa do programa, quando fez uma apresentação ao vivo e foi eliminada.
Em 2014, com 25 anos, a cantora venceu o reality show “Mulheres que Brilham”, no programa do Raul Gil. Entre os prêmios, ganhou um ano de contrato com a Sony Music, oportunidade que usou para gravar seu primeiro CD, “24 Horas por Segundo”.
Bruninho e Davi – “Garagem do Faustão” (2011)
A dupla, hoje conhecida pelos hits “E Essa Boca Aí”, “Onde Nasce o Sol” e “Se Namorar Fosse Bom”, foi finalista do concurso de música disputando com Cristiano Araújo e Thaeme Mariôto. Os cantores de Campo Grande concorreram com a música “Vamo Mexe”. Eles haviam começado há dois anos — em 2009 — e já tinham gravado dois CDs na época do “Garagem do Faustão”.
Quem venceu o concurso de 2011 foi a dupla Helber & Alan com a música “Sai da Minha Vida”.
Cristiano Araújo – “Garagem do Faustão” (2011)
Dono dos hits “Caso Indefinido” e “Maus Bocados”, o cantor foi vice-campeão da edição do reality com 28% dos votos. Araújo concorreu com a música “Efeitos”, que depois fez sucesso e alavancou a carreira do artista — o clipe oficial no Youtube ultrapassou os 54 milhões de visualizações em 11 anos.
O cantor faleceu em 2015, aos 29 anos, após um acidente de carro.
Thaeme Mariôto – “Ídolos” (2007)
Com 21 anos, a artista participou do reality “Ídolos” e foi a única mulher a vencer o programa que teve sete edições. Em uma publicação no Instagram em agosto de 2022, em que a cantora comemorava os 15 anos que havia participado do concurso, disse: “Foi ali que o sonho de viver da música renasceu, foi ali que a minha vida deu um giro de 180 graus”.
Em 2011, foi formada a dupla Thaeme & Thiago, alavancando o sucesso dos sertanejos. Os dois foram consagrados no meio universitário com as músicas “Cafajeste”, “Ai Que Dó” e “O Que Acontece na Balada”.
Munhoz e Mariano – “Garagem do Faustão” (2010)
A dupla foi vencedora da edição do concurso com 35% dos votos na final. “Não sei como não infartei esse dia” comentou Mariano em uma publicação em que lembrava da participação no reality.
Três anos depois, em 2013, a dupla venceu o prêmio “Melhores do ano” do programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo. A dupla recebeu a honra na categoria “Música do Ano” com o hit “Camaro Amarelo”.