Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Dia Internacional do Bombeiro será comemorado neste sábado, 04 de maio

HOMENAGEM

Neste sábado, 04 de maio, se comemora no Brasil e em vários países do Mundo, o Dia Internacional do Bombeiro e para falar desta data tão importante, a reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Ourinhos, Tenente  PM Igor Leme que nos falou da importância da data, como decidiu ser bombeiro e quais benefícios trará à população de Ourinhos e região, as obras de reforma e ampliação da Estação de Bombeiros, que devem ser inauguradas, neste mês de maio (leia abaixo).   “Eu tenho oito anos de carreira e sempre sonhei em ser bombeiro pelo fato de meu pai ter sido bombeiro em Ourinhos durante muitos anos até sua aposentadoria em 2007. Estou há 3 anos como Comandante do Corpo de Bombeiros e para mim, que cresci dentro do quartel ao lado do meu pai, é uma grande alegria e honra. Esta data têm uma importância muito grande,  pois é uma ocasião para nos lembrarmos deste serviço que é essencial para a comunidade, e relembrarmos os riscos da profissão também,  pois muitos de nós acabam morrendo durante uma ocorrência para salvar outras vidas. Esta reforma que está sendo feita trará como principal benefício,  a questão da ampliação e criação de estrutura de treinamento que antes não tínhamos. Então lá teremos campo para treinamento de salvamento em altura, salvamento aquático, treinar atividades de incêndio e quem ganha com isso é a população. Quanto mais está preparado o homem, formando o triângulo, homem, equipamento e treinamento, melhor será o serviço prestado à população.  Nossas principais ocorrências de maior gravidade, são os afogamentos nos rios e represas da região, além disto, o atendimento a queda de motociclistas e a captura de animais e incêndios em coberturas vegetais”, informou.    

  

Reforma da Estação 

A Prefeitura de Ourinhos irá inaugurar neste mês de maio, a reforma da Estação de Bombeiros de Ourinhos. Durante a solenidade, será feita a entrega de um novo veículo à corporação, um caminhão Auto Bomba Salvamento, o qual foi conquistado junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Com um investimento de cerca de R$1,6 milhão, o prédio passou por uma transformação completa, incluindo adaptação dos cômodos, fechamento em gradil e portões automáticos, reforçando a segurança do local. Além disso, o quartel conta agora conta com um tanque de Mergulho, um Tanque de Salvamento Aquático e um campo de treinamento aeróbico, recursos essenciais para a preparação dos militares que, especialmente nesta região, lidam constantemente com ocorrências de afogamento em curso visto os múltiplos pontos de banho público da região.

Uma das mudanças significativas foi a reforma da sala de rádio, o COBOM (Centro de Operações de Bombeiro), tendo sido completamente modernizada e modificada de tal sorte a receber também o Atendimento e Despacho 192 (SAMU) e Regulação Médica, visando a aumentar a eficiência do atendimento das emergências pelo estreitamento do vínculo entre os órgãos via compartilhamento do mesmo espaço físico.

O novo ambiente proporcionará condições ideais para que os bombeiros possam treinar, se capacitar e responder rapidamente a situações de emergência com maior eficiência, junto a população de Ourinhos, de Canitar, Ribeirão do Sul, Chavantes, Timburi e Salto Grande.

A obra de modernização é considerada um marco na história da corporação, que foi inaugurada em 25 de Janeiro de 1969, pelo Prefeito Municipal Domingos Camerlingo Caló e, desde então, pela primeira vez está recebendo um projeto tão vultuoso de reforma e ampliação com o objetivo de resolver as necessidades específicas dos bombeiros ourinhenses.


Origem da data

O Dia Internacional do Bombeiro se comemora em 4 de maio, por ser o dia do padroeiro da profissão, São Floriano, que foi um oficial romano que criou um grupo em sua Legião especializado em combater incêndios, sendo o primeiro grupo e chefe de bombeiros que se tem registro, ele foi condenado a morte por perseguição religiosa em sua época, sua execução junto a 40 de seus homens foi por afogamento, essa ligação com a água ajudou a reforçar sua imagem como padroeiro dos Bombeiros.

O “IFFD Internacional Firefighters' Day, May 4th”, ganhou mais visão no Brasil no ano de 2013, recebendo adesão do CNBC – Conselho Nacional de Bombeiros Civis – Brasil, que se dispôs oficialmente junto a entidade internacional para promover o IFFD no Brasil e também para auxiliar nos países de língua portuguesa. Movimento que podemos tratar no Brasil como “Dia Internacional do Bombeiro, 4 de maio”.

O primeiro dia Internacional do Bombeiro foi em 1999, a data foi escolhida após amplo debate internacional, pesado o fato de já ser esta a data comemorada há quase dois séculos em países da Europa e na Austrália.

A iniciativa para o IFFD partiu de JJ Edmondson (“JJ” de Julie Jane) Bombeira voluntária em Victória, cidade da Austrália.

JJ Edmondson foi motivada por uma tragédia em seu país, de comoção internacional, quando cinco Bombeiros que combatiam um incêndio florestal morreram quando uma mudança de vento repentina fez com que o caminhão onde estavam fosse cercado pelas chamas.

Esta tragédia alertou o mundo para os riscos da profissão, e a grande quantidade de Bombeiros que morrem todo ano em todo mundo no exercício da profissão ou por complicações adquiridas deste exercício.

Com estes fatos o dia internacional do Bombeiro assumiu novos e importantes propósitos:

- Promover a profissão e sua importância, valorização e desenvolvimento junto a toda sociedade

- Chamar atenção a necessidade de melhora continua na formação e desenvolvimento daqueles que exercem a profissão, seja no meio público ou privado, remunerado ou voluntário.

- Conscientizar e buscar continuamente melhores condições de trabalho e meios de segurança e proteção para as pessoas em seu exercício,

- Homenagear e honrar a memória daqueles que morreram durante o exercício da profissão ou em decorrência de complicações deste trabalho.

- Neste dia se homenageiam todas as pessoas e profissionais envolvidos no atendimento as emergências, seja antes, durante ou depois da ocorrência, ao pessoal de saúde, de logística, transporte, administração, comunicação, engenharia, todos são contemplados nesse dia.

Consciente da importância deste movimento, o CNBC assumiu compromisso junto ao grupo internacional mantenedor do IFFD, para conscientização e difundir o Dia Internacional do Bombeiro nos calendários do Brasil, e promover os trabalhos relacionados.

O CNBC ao promover o Dia Internacional do Bombeiro reforça a presença do Brasil no cenário internacional, junto aos profissionais de todo mundo, valorizando e buscando o desenvolvimento da profissão em nosso País tal qual nos melhores do Mundo.

Na data se promovem diversos eventos entre eles: para arrecadar fundos para Associações e Serviços de Bombeiros nos municípios, para conscientizar a sociedade sobre a profissão, campanhas de conscientização e oferta de cursos de aperfeiçoamento.

------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies