Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Em meio à crise hídrica e mais de um mês de seca, Bauru deve ter frente fria com chuvas no fim de semana, aponta Ipmet

Lagoa de captação do rio Batalha, em Bauru (SP), está com nível bem abaixo do ideal e bairros têm enfrentado rodízio no abastecimento de água.

Bauru não registra chuvas há mais de 1 mês — Foto: TV TEM/Reprodução


Os meteorologistas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet) preveem a chegada de uma frente fria com chuvas neste fim de semana, em Bauru (SP).

A maior cidade do centro-oeste paulista completou nesta quinta-feira (23) 35 dias sem registros de precipitações, o que tem afetado o abastecimento de água.

Em meio ao cenário de seca, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) iniciou há duas semanas, no dia 9 de maio, um rodízio no abastecimento dos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha, sem previsão de término para a medida.

Sem chuvas desde o dia 17 de abril, quando foram registrados 40,6 milímetros de água, Bauru viu o nível da lagoa de captação do Rio Batalha atingir 1,93 metro nesta quarta-feira (22), sendo que o ideal é de 3,20 metros. O sistema é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 27% da cidade, cerca de 100 mil pessoas.

Lagoa de captação do Batalha em Bauru está com nível abaixo do 1,93 metro — Foto: Cesar Evaristo / TV TEM

No entanto, o cenário deve mudar no município a partir deste sábado (25), já que, segundo o Ipmet, a previsão é de que a temperatura comece a cair e sejam registradas chuvas até segunda-feira (27). As precipitações devem amenizar a crise hídrica, mas o volume não será suficiente para resolvê-la, aponta o órgão.

Entre sábado e segunda, são esperados um acumulado de 10,2 milímetros de chuva, com queda de temperatura. O dia mais chuvoso e frio deve ser domingo (26), quando segundo os radares do Ipmet, Bauru deve ser atingida por cerca de 4,1 milímetros de água e a temperatura máxima na cidade não deve ultrapassar 21ºC.

Apesar da pouca chuva que será provocada com a passagem da frente fria no final desta semana, o destaque será a mudança brusca de temperatura ocasionada pela chegada de uma massa de ar frio que vai avançar logo em seguida pelo centro-sul do país.

De acordo com o Climatempo, a massa de ar polar vem na retaguarda desta frente fria, que deve se formar na noite de quinta-feira, no Sul do país, e avançar no decorrer da sexta sobre o Sudeste.

Em Bauru, a queda prevista entre sexta-feira, com máxima de 32º C, e sábado, com termômetros alcançando 24º C de máxima, uma diferença de 8ºC.


Fonte: G1

]]>

Coockies