Lagoa de captação do rio Batalha, em Bauru (SP), está com nível bem abaixo do ideal e bairros têm enfrentado rodízio no abastecimento de água.
Bauru não registra chuvas há mais de 1 mês — Foto: TV TEM/Reprodução
Os meteorologistas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet) preveem a chegada de uma frente fria com chuvas neste fim de semana, em Bauru (SP).
A maior cidade do centro-oeste paulista completou nesta quinta-feira (23) 35 dias sem registros de precipitações, o que tem afetado o abastecimento de água.
Em meio ao cenário de seca, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) iniciou há duas semanas, no dia 9 de maio, um rodízio no abastecimento dos bairros atendidos pelo sistema da captação do Rio Batalha, sem previsão de término para a medida.
Sem chuvas desde o dia 17 de abril, quando foram registrados 40,6 milímetros de água, Bauru viu o nível da lagoa de captação do Rio Batalha atingir 1,93 metro nesta quarta-feira (22), sendo que o ideal é de 3,20 metros. O sistema é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 27% da cidade, cerca de 100 mil pessoas.
Lagoa de captação do Batalha em Bauru está com nível abaixo do 1,93 metro — Foto: Cesar Evaristo / TV TEM
No entanto, o cenário deve mudar no município a partir deste sábado (25), já que, segundo o Ipmet, a previsão é de que a temperatura comece a cair e sejam registradas chuvas até segunda-feira (27). As precipitações devem amenizar a crise hídrica, mas o volume não será suficiente para resolvê-la, aponta o órgão.
Entre sábado e segunda, são esperados um acumulado de 10,2 milímetros de chuva, com queda de temperatura. O dia mais chuvoso e frio deve ser domingo (26), quando segundo os radares do Ipmet, Bauru deve ser atingida por cerca de 4,1 milímetros de água e a temperatura máxima na cidade não deve ultrapassar 21ºC.
Apesar da pouca chuva que será provocada com a passagem da frente fria no final desta semana, o destaque será a mudança brusca de temperatura ocasionada pela chegada de uma massa de ar frio que vai avançar logo em seguida pelo centro-sul do país.
De acordo com o Climatempo, a massa de ar polar vem na retaguarda desta frente fria, que deve se formar na noite de quinta-feira, no Sul do país, e avançar no decorrer da sexta sobre o Sudeste.
Em Bauru, a queda prevista entre sexta-feira, com máxima de 32º C, e sábado, com termômetros alcançando 24º C de máxima, uma diferença de 8ºC.
Fonte: G1
]]>