Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


'Grafiteratura': livros de poesia escolhidos por alunos servem de inspiração para pinturas de grafite em muros de escola

Projeto é desenvolvido na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) 'João Geral Lori', em Tupã (SP). Alunos podem aprender sobre a diferença entre o grafite como forma de expressão e a pichação.

Projeto em Tupã mistura grafite e literatura para enfeitar muros de escolas — Foto: Reprodução/TV TEM


Uma escola municipal de ensino integral de Tupã (SP) está unindo grafite e literatura em um projeto que leva conhecimento da sala de aula para fora dos muros da escola.

Junto da Secretaria de Obras do município, os professores e alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) "João Geral Lori" desenvolveram o projeto Grafiteratura, que mistura técnicas de grafitismo e literatura.

Segundo a diretora da escola, Sirlene dos Santos Lovato, os alunos escolhem livros de poesia e literatura para serem utilizados nas pinturas de grafite nos muros.

"O projeto tem como finalidade levar a arte e a literatura aprendida em sala de aula para além da escola. Os alunos passaram por todo o processo de escolha dos autores e pintores preferidos para, depois, colocar em prática nos muros da escola", conta a diretora.

Os mais de 300 alunos da instituição de ensino constroem os murais em partes temáticas para cada conteúdo em texto estudado.

Projeto em Tupã (SP) mistura grafite e literatura para enfeitar muros de escolas — Foto: Reprodução/TV TEM

Além da análise dos textos que serão convertidos em artes visuais, os alunos também aprendem sobre a cultura do grafite, que se difere da pichação, que é crime de vandalismo.

"Quando eu fiz a sondagem dos conhecimentos prévios deles sobre o assunto, eles confundiam muito a pichação com o grafite. Hoje eles já sabem", conta Valéria Gomes, professora de arte responsável pelo projeto.

Projeto em Tupã (SP) mistura grafite e literatura para enfeitar muros de escolas — Foto: Reprodução/TV TEM

A ação é provada por quem vê as obras, mas também pelos alunos que colocam a mão na massa e saem da rotina, muitas vezes cansativa das salas de aula.
"Eu gosto da parte de a gente escolher as poesias e vir para fora da escola ver como estão as pinturas", explicou a aluna Julia Santos, de 10 anos.
Projeto em Tupã (SP) mistura grafite e literatura para enfeitar muros de escolas — Foto: Reprodução/TV TEM


Fonte: G1
------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies