Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Greve dos servidores chega ao fim após aprovação do reajuste salarial e aumento no vale-compras em Bauru

Após três meses de pautas travadas pelo regime de urgência sobre o projeto de concessão de tratamento de esgoto para a iniciativa privada, a Câmara votou o projeto de lei que autoriza o reajuste geral anual dos servidores municipais. A paralisação teve início no dia 7 de maio.

Servidores de Bauru estavam em greve desde o dia 7 de maio — Foto: Sinserm/Divulgação


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm) informou ao g1 que foi decidido em assembleia, na manhã desta terça-feira (21), o fim da greve da categoria. A paralisação teve início no último dia 7 de maio e tinha como impasse o reajuste salarial.

Após três meses de pautas travadas pelo regime de urgência sobre o projeto de concessão de tratamento de esgoto para a iniciativa privada, votado na semana passada, a Câmara Municipal votou o projeto de lei que autoriza o reajuste geral anual dos vencimentos dos servidores e funcionários públicos municipais.

Após mais de 9 horas do início da sessão, a equiparação do piso salarial do magistério foi aprovada por unanimidade. A provação aconteceu com atraso em relação à lei federal de 2008, que instituiu o piso da categoria e tinha como o prazo para que os municípios se adequassem expirado há anos.

Por conta do atraso, o Sinserm chegou a ajuizar uma ação civil pública contra a prefeitura para garantir seu pagamento. Em primeira e segunda instâncias, a Justiça condenou a Prefeitura de Bauru a pagar o piso nacional do Magistério aos professores da rede municipal de ensino.

Ainda na sessão ordinária desta segunda-feira, todos os vereadores também votaram a favor do aumento dos salários dos servidores municipais em 4,62% e do vale-compra, que passa a ser de R$ 1.412.

De acordo com o Sinserm, o objetivo do movimento foi atingido com a aprovação do reajuste salarial da categoria na Câmara. Até a última segunda-feira, 385 servidores municipais continuavam em greve, e a Secretaria de Educação era uma das mais afetadas.

Servidores municipais encerram greve após 14 dias de paralisação em Bauru

Uma parcela dos servidores municipais de Bauru já havia retomado as atividades durante a greve da categoria, na quinta-feira (16), após liminar concedida pela Justiça reconhecendo o direito de greve, mas determinando a manutenção de 70% do quadro de funcionários nas áreas da educação, saúde, Secretaria de Bem-Estar Social e Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Em audiência virtual com a Justiça Estadual, a categoria discutirá ainda nesta terça-feira a reposição das horas não trabalhadas pelos trabalhadores durante a greve.


Fonte: G1
------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies