Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Ministério da Saúde amplia vacinação para mais 23 cidades no centro-oeste paulista e Ourinhos será uma das contempladas


DENGUE

Cerca de 7,2 mil doses vão ser distribuídas para as cidades das regiões de saúde de Assis e Ourinhos (SP). Outras 48 cidades da região já aplicam imunizante nos postos de saúde.

Vacina contra dengue — Foto: Roberto Carlos/Secom

O Ministério da Saúde divulgou que mais 23 municípios do centro-oeste de SP receberão a vacina contra a dengue e a cidade de Ourinhos será uma das contempladas.  O anúncio foi feito na quarta-feira (28).

Segundo a pasta, cerca de 7,2 mil doses vão ser distribuídas para as cidades das regiões de saúde de Assis e Ourinhos. O município de Santa Maria da Serra (SP), que faz parte da região de saúde de Piracicaba (SP), também vai ser contemplado. Confira as cidades:

Assis

Paraguaçu Paulista

Tarumã

Palmital

Cândido Mota

Maracaí

Platina

Pedrinhas Paulista

Florínea

Lutécia

Cruzália

Borá

Ourinhos

Santa Cruz do Rio Pardo

Ibirarema

Chavantes

Ipaussu

São Pedro do Turvo

Salto Grande

Canitar

Espírito Santo do Turvo

Ribeirão do Sul

Santa Maria da Serra

Essa é a quinta remessa de distribuição do Ministério da Saúde. O imunizante já tinha sido entregue a outras 48 cidades do centro-oeste paulista, que receberam cerca 80 mil doses da vacina. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

"Os imunizantes destinados para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação", aponta a nota técnica do Ministério da Saúde.

O anúncio ocorre em meio ao avanço da dengue em cidades do centro-oeste paulista, que já confirmaram 65 mortes em decorrência da doença. Ao todo, 22 cidades da região já tiveram óbitos por dengue este ano.

Marília (12);

Pederneiras (7);

Jaú (7);

Bariri (6);

Botucatu (4);

Bauru (4);

Boracéia (3);

Lençóis Paulista (3);

Mineiros do Tietê (3);

Herculândia (2);

Arealva (1);

Areiópolis (1);

Bastos (1);

Cândido Mota (1);

Dois Córregos (1);

Pompéia (1);

Pongaí (1);

São Manuel (1);

Tarumã (1);

Tupã (1);

Ourinhos (1)

Santa Cruz do Rio Pardo (1)

Paraguaçu Paulista (1)

O que é a Qdenga e como ela age?

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.

O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, mas poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies