CULTURA
Secretário de Cultura Jessé Teotônio durante coletiva de imprensa sobre o Festival de Música |
Um dos eventos culturais mais esperados pelos ourinhenses todo ano, o Festival de Música de Ourinhos será realizado entre os dias 15 e 19 de julho e contará com diversos shows e oficinas musicais.
Na tarde de sexta-feira, 28, o secretário de Cultura, Jessé Teotônio promoveu uma coletiva de imprensa, onde falou sobre a programação do Festival, que neste ano realiza sua 22ª Edição.
A cantora ourinhense Vânia Bastos fará show no dia 17 de julho, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury |
Entre as principais atrações, será o show da cantora ourinhense Vânia Bastos, que voltará a cantar na cidade depois de seis anos. Sua última apresentação aconteceu em dezembro de 2018, durante as festividades do Centenário de Ourinhos. Com uma carreira de 44 anos e 13 cds lançados, Vânia Bastos lançará em breve, um EP com 4 músicas inéditas, de Roberto Menescal e do pianista e compositor Cristóvão Bastos com letras da Márcia Tauil. Atualmente, a cantora ourinhense participa da turnê de 40 anos do disco “Clara Crocodilo”, junto com o cantor Arrigo Barnabé e os demais componentes originais da banda, com exceção dos três já falecidos.
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, a cantora ourinhense falou sobre a expectativa em voltar a fazer um show em sua cidade natal. “Fiquei super feliz com o convite do Jessé, pois cantei no Festival apenas uma vez há uns 10 anos atrás com banda e agora terei a honra de cantar pela primeira vez só com voz e violão, ao lado do meu parceiro musical e de vida, Ronaldo Rayol, e, além disto, no Teatro Municipal que marcou tanto minha vida e no Festival de Música que é algo tão forte na cidade, que respira música durante estes dias. E esta será a primeira vez que volto à cidade após a pandemia e será uma emoção muito grande voltar a Ourinhos, em que nasci e morei até meus 18 anos e que sonho até hoje com os locais em que eu passava e vivia. Nosso repertório será um apanhado de toda minha carreira de 44 anos, e o show será alegre e com lindas canções como eu gosto”, contou.
Lançamento do Festival
Uma das novidades da edição deste ano será um evento de lançamento do Festival, que acontecerá na próxima quarta-feira, 03, às 19h30, na Casa dos Ingleses, ao lado da secretaria de Cultura e contará com várias apresentações musicais.
Outras atrações
Segundo o secretário de Cultura, Jessé Teotônio, a expectativa para o Festival é a melhor possível. “Além de 16 oficinas, teremos shows no Teatro Municipal durante toda a semana, na segunda-feira, 15, com a Big Band que é composta por professores e alunos da Escola de Música, e de terça a sexta, teremos dois shows por noite, entre eles, os renomados Cristóvão Bastos e Rogério Caetano, a cantora ourinhense Vânia Bastos, na quarta-feira, 17, e um grande show surpresa que acontecerá no último dia do Festival na sexta, dia 19. Além disso, teremos todas as noites após os shows no Teatro, as famosas e tradicionais ‘canjas’ com músicos da cidade e os que irão participar do Festival, cantando em bares da cidade, os diversos ritmos musicais, como jazz, Choro, Samba e MPB”, revelou.
Oficinas Práticas – 15 a 19 de julho
Participe da imperdível Oficina Prática de Orquestra de Cordas com o renomado professor Alberto Kanji! Natural de São Paulo, Alberto começou seus estudos de violoncelo aos 12 anos e construiu uma carreira brilhante, passando por grandes orquestras e conservatórios na Europa.
Data: 17h às 19h
Local: Centro Cultural Tom Jobim, Ourinhos, SP
Com uma trajetória rica e diversificada, Alberto Kanji traz sua vasta experiência para compartilhar com todos os participantes. Não perca a oportunidade de aprender com um dos grandes nomes do violoncelo brasileiro!
Inscrições pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfl7smcumyV_YVWK3DevvhT5utzKQe23KrC9aRL5aCa7AMlLA/viewform
Discografia de Alberto Kanji disponível em todas as plataformas digitais:
* "Brillante" com Antonio Meneses e Rosana Lanzelotte
* Sonatas de Beethoven op. 5 com Liliane Kans
* "Só isso e nada mais" com a Orquestra Le Cercle de l’Harmonie
Oficina de Violoncelo
Alberto Kanji também fará Oficina de Violoncelo. Das 9h às 12h.