VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
Depois de mais de dois meses do início da Campanha de Vacina contra Gripe em Ourinhos, o índice de pessoas imunizadas dos grupos prioritários ainda é muito baixo. A meta é vacinar 90% de cada um deles, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, Profissional da Saúde, Gestantes e Puérperas.
Até sexta-feira (21), o índice de vacinados dos grupos prioritários era o seguinte: idosos com 60 anos ou mais: 38,36%; crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 29,95% ; Gestantes: 18,10% e Puérperas: 5,54%.
Confira as unidades que fazem aplicação da dose da vacina:
Ubs Parque Minas Gerais, Ubs Caic, Ubs Vila Brasil, Ubs São Luiz, Ubs Vila Margarida, Ubs Cohab, Ubs Odilon, Ubs Itamaraty, Ubs Região Oeste,Centro de Saúde 1(Postão), Usf São Jorge, Usf Josefina, Usf Florida, Usf Itajubi, Usf Pacheco Chaves, Usf Guaporé e Usf Matilde.
Baixa imunização provoca ‘surto’ de gripe e vários casos de pneumonia
O baixo índice de vacinação, não apenas dos grupos prioritários, mas também do restante da população, têm provocado um ‘surto’ de casos de gripe na cidade e também muitos registros de pneumonia e internações decorrentes da doença, alguns deles vindo a óbito.
O caso mais recente foi do ex-vereador João Alves da Luz, que tinha 86 anos e morreu na sexta-feira, 21, devido a uma pneumonia e complicações decorrentes da idade.
A reportagem do Tribuna Ourinhense solicitou junto a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas com pneumonia e de internações decorrentes da doença neste mês de junho, além dos óbitos ocorridos (em virtude de pneumonia), mas até o fechamento desta edição não houve resposta.