Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Imagens revelam detalhes da última apresentação de piloto de acrobacia que morreu após queda de avião

Acidente foi registrado na manhã de segunda-feira (10), no aeroclube de Bauru (SP), onde Igor Reis do Santos se apresentou de forma voluntária no 'Arraiá Aéreo'. Queda ocorreu enquanto piloto se preparava para voltar para casa.

Piloto de acrobacias Igor Reis se apresentou pela última vez em Bauru (SP) — Foto: Reprodução/Instagram

Imagens do evento "Arraiá Aéreo", realizado em Bauru (SP), mostram os detalhes da última apresentação do piloto profissional Igor Reis do Santos, de 51 anos, que morreu após a queda e explosão de uma aeronave de pequeno porte, na segunda-feira (10).

Especialista em acrobacias aéreas, Igor Reis se apresentou de forma voluntária no tradicional evento beneficente, realizado no aeroclube de Bauru pela fundação de Marcos Pontes, astronauta e senador (PL), além de ser ex-ministro de Ciência e Tecnologia. Pontes nasceu na cidade.

Nas imagens, é possível ver o piloto preparando para o voo a aeronave modelo Acro Sport 2, que era carinhosamente apelidada de "Barão Vermelho" devido à sua cor.

Em uma das atrações ao público, Igor reproduziu a famosa cena do filme "Top Gun" na qual o ator Tom Cruise pilota uma moto e acompanha a decolagem de um caça.

Para isso, o avião de acrobacias pilotado por Igor realizava um voo rasante bem próximo à moto, ambos em alta velocidade, percorrendo todo o comprimento da pista. A performance contou com um colega de Igor na condução da motocicleta.

Esta foi a nona vez que o piloto, membro da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, se apresentou com o número, que surgiu durante uma conversa na edição do ano passado do evento.

O "Arraiá Aéreo" reuniu mais de 130 mil pessoas nos dois dias de apresentações, no sábado (8) e domingo (9), e contou, ainda, com a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).
Evento no aeroclube de Bauru reuniu cerca de 130 mil pessoas — Foto: Reprodução/Instagram

Nas redes sociais, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, lamentou a morte do piloto um dia depois da apresentação, que reuniu diversos grupos apaixonados pela aviação.

"Nesse grande evento, tivemos a última demonstração do nosso amigo Igor Reis, membro da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea - ACRO Brasil. Infelizmente, na manhã de ontem (10), nosso amigo sofreu um acidente fatal enquanto decolava com destino a Mogi Mirim."

"A FUMAÇA reconhece e agradece a importante contribuição que o Comandante Igor deixou para o Show Aéreo do Brasil e se solidariza com os amigos e familiares. Que seu legado esteja sempre vivo e que suas acrobacias continuem em nossas memórias e nossos corações", diz a postagem.
Piloto que morreu em queda de avião no aeroclube de Bauru participou de evento no local no fim de semana — Foto: Reprodução/TV TEM

A organização do evento também divulgou uma nota de pesar:

"A Fundação Astronauta Marcos Pontes lamenta profundamente a perda do nosso amigo piloto acrosport Igor Reis, que teve um acidente hoje, segunda-feira, 10 de Junho de 2024, no aeroclube de Bauru enquanto retornava para sua sede. Ele participou de forma brilhante como voluntário no 9º Arraia Aéreo, que aconteceu durante o final de semana, 8-9 de junho no mesmo aeroclube. Sua alegria contagiante e sua disposição constante em ajudar causas sociais vai ficar marcada na nossa lembrança. Siga em paz, meu amigo, no seu grande voo."
Grupos de aviação se apresentaram durante evento no aeroclube de Bauru — Foto: Reprodução/Instagram

'Missão cumprida'
Quando o avião conduzido por Igor caiu e explodiu na manhã de segunda-feira, o piloto tinha como destino Mogi-Mirim (SP), onde a aeronave ficava estacionada em um hangar. Depois, Igor retornaria para casa, em Valinhos (SP).

Piloto de acrobacias se preparava para ir embora de Bauru quando teve a queda de aeronave — Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto se preparava para deixar Bauru, o piloto brincou nas redes sociais com o motociclista que dividiu a atração que reproduzia a cena do filme "Top Gun" (veja no vídeo abaixo).

Motociclista: Comandante Igor chegando, voltar pra casa, olha só...
Igor Reis: você correu muito? Você voou, hein, meu caro?!
Motociclista: você que voou!
Igor Reis: eu acho que você que tava voando, voando na estrada, ali na pista.

Igor Reis, também conhecido como Comandante Igor, anuncia que sua próxima apresentação será em Franca (SP) e se diz ansioso pelo evento.

Igor Reis: posso falar uma coisa, vou dar um spoiler aqui. Dia 7 de julho lá em Franca, SP, a terra do basquete e do sapato, e de gente muito bonita. Muito legal o pessoal de Franca. Vai ter telão. Acrobacia, a Acro vai tá lá.
Motociclista: e o coração?
Igor Reis: o coração tá pulsando, vamos ver se ele sai no ar também.

O piloto profissional ainda foi às redes sociais para agradecer aos colegas de equipe da Associação Brasileira da Acrobacia Aérea (Acro), da qual era integrante e com a qual se apresentava em todo o país em festivais aéreos. No vídeo, ele sentencia como "missão cumprida" a sua participação no "Arraiá Aéreo".

"Bom dia! Missão cumprida! Falta só agora o pessoal de solo voltar. Olha porque a Acro é legal... Família. Esse pessoal aqui ficou aqui, vamos embora daqui a pouco. Pra quê? Pra me ajudar com Acro Sport, não estar sozinho... Esses são os anjos da Acro, obrigado. Obrigado a todos os anjos", disse ele em um stories postado na página da Acro.

O acidente
Segundo testemunhas, a aeronave do modelo Acro Sport 2, com matrícula PP-XNB, decolou por volta das 9h30 de segunda-feira, quando apresentou problemas, caiu de bico próximo à pista e pegou fogo.

Avião cai e pega fogo no aeroclube de Bauru — Foto: Thaís Andrioli/TV TEM

De acordo com o boletim de ocorrência, a aeronave estava com autorização e condições climáticas suficientes para decolagem, com rota de voo em direção a Mogi-Mirim.

Conforme o BO, testemunhas relataram que o avião teria apresentado falha mecânica durante o processo de decolagem, sendo que uma peça teria sido vista caindo da aeronave.

Igor teria tentado retornar à pista para um pouso emergencial, porém, não teve sucesso, e a aeronave caiu batendo com o bico dela no solo, ocasionando a explosão e o incêndio no veículo.

"Aparentemente a falha mecânica ensejadora do acidente ocorreu por desprendimento de uma peça da aeronave após a decolagem", consta no registro policial.
Com a explosão, a aeronave pegou fogo e o piloto morreu carbonizado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. As causas do acidente serão investigadas e a Polícia Científica também esteve no local.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) investigará o acidente e apresentará possíveis causas em um relatório preliminar, que deve ser emitido em 30 dias.

"A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", diz nota da Força Aérea Brasileira (FAB).

Piloto desde os 16 anos, Igor Reis trabalhava na área da tecnologia como diretor de uma grande multinacional do setor com sede em Hortolândia (SP) e atuava na aviação como hobby. O corpo dele foi cremado na quarta-feira (12).
Igor Reis pilotava a aeronave conhecida como 'Barão Vermelho' — Foto: Reprodução/Facebook



Fonte: G1
------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies