IMPASSE
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense na sexta-feira, 14, o presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Comerciários de Ourinhos e região) Aparecido Bruzarosco revelou que foram retomadas as negociações com os supermercados Max Atacadista e Pão de Açúcar para a assinatura do acordo coletivo com o sindicato em relação ao dissídio que abrange o período de setembro de 2023 a setembro de 2024, que prevê reajuste salarial de 5% para os funcionários do setor. “Os representantes do Max Atacadista e do Pão de Açúcar nos procuraram e solicitaram a reabertura das negociações e nos pediram um prazo até a semana que vem para que façam sua proposta. Nós não abrimos mão dos 5% de reajuste retroativo a 01º de setembro. Então aguardaremos esse prazo e esperamos que possamos chegar a um acordo, assim como foi feito com todos os outros supermercados da cidade e da região. Estou otimista e acredito que até a semana que vem deveremos fechar o acordo e resolver esta questão”, afirmou.
Entenda o caso
A retomada de negociação por parte dos dois supermercados ocorre após a divulgação na quarta-feira (12) de um áudio em que o presidente do Sincomerciários critica a intransigência do Max Atacadista e do Pão de Açúcar em não assinar o acordo coletivo, assim como fizeram todos os supermercados da cidade, fato que gerou repercussão negativa nas redes sociais, com muitas críticas em relação à atitude das duas empresas.
De acordo com Bruzarosco, mais de 130 empresas já estabeleceram acordos individuais com exceção dos dois supermercados que ainda não assinaram o acordo coletivo, restando apenas quatro meses para o fim do dissídio, fato que gera insegurança para os trabalhadores do Max Atacadista e do Pão de Açúcar.