Sua notícia, nossa pauta | Contato |

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Carrossel

Últimas Notícias

latest

Busca de empresas

Slider-topo


Tia e sobrinho matam criminoso na sala de casa em menos de um minuto após anúncio do assalto

Bandido, de 21 anos, foi baleado ao entrar no imóvel, no bairro Jardim Virgínia, em Guarujá (SP). Tia e sobrinho possuem registro do armamento.


Durou menos de um minuto a reação de tia e sobrinho que balearam e mataram um criminoso, de 21 anos, que invadiu o imóvel da família em Guarujá (SP). De acordo com o boletim de ocorrência (BO), as armas estavam sobre a mesa da sala, quando o bandido entrou, o que facilitou a ação das vítimas, segundo a polícia.

Imagens obtidas pelo portal mostram que os dois homens chegaram à casa das vítimas no bairro Jardim Virgínia, na tarde do último sábado (22). No vídeo, é possível ver outro bandido estacionando a motocicleta, enquanto o homem que foi morto invadia a casa. Pouco depois, ao ouvir os disparos, o comparsa fugiu do local.

A tia, de 45 anos, que é autônoma, disse à polícia que estava sentada na mesa da sala enquanto o seu sobrinho, de 23, estava no sofá. Segundo ela, o bandido armado entrou na casa anunciando assalto e apontou a arma na direção dela.

A autônoma contou que, prontamente, pegou a arma dela que estava sobre a mesa e efetuou disparos contra o criminoso. Ela disse que o sobrinho pegou a arma da mãe dele, ou seja, irmã dela, e também disparou contra o bandido.

(À esq.) Criminoso segundos antes de entrar no imóvel para roubar e (à dir.) armas usadas pela família para executá-lo — Foto: Reprodução e Matheus Croce/g1

O comerciante confirmou que estava no sofá enquanto a tia estava sentada no banco da mesa quando, repentinamente, o criminoso surgiu armado na porta da sala dizendo 'perdeu, perdeu' e apontando a arma na direção deles.

O sobrinho alegou à polícia que a tia pegou a arma dela que estava em cima da mesa e disparou contra o criminoso. Ele, de forma simultânea, levantou-se, pegou a arma que pertence a mãe dele, que também estava em cima da mesa, e efetuou os disparos contra o homem.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos do caso que foi registrado como tentativa de roubo, homicídio com a excludente de ilicitude de legítima defesa na Delegacia de Guarujá, onde é investigado.

Armas apreendidas
(À esq.) Arma usada pelo criminoso que foi morto no roubo e (à dir.) armas usadas pela mãe e o filho, em Guarujá (SP) — Foto: Matheus Croce/g1

O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado ao local e recolheu as armas para perícia. Conforme o BO, as armas da família são duas pistolas, uma calibre .45 e a outra 9 milímetros. Já o criminoso estava com um revólver calibre 357.

À TV Tribuna, afiliada da Globo, o delegado Wagner Camargo Gouveia afirmou que a família tem o registro de três armas de fogo, que estão legalizadas. Ao g1, a autoridade informou que o criminoso tinha passagens criminais por roubo, receptação, porte de arma e violência doméstica.

Porte x Posse x CAC
➡️Posse de arma: Registro e autorização para comprar e ter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho - desde que o dono da arma seja o responsável pelo estabelecimento. Isso não autoriza a pessoa a circular com a arma.
➡️Porte de arma: Autorização para andar armado fora da sua casa ou local de trabalho. No entanto, é permitida apenas aos profissionais da segurança pública: membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.
➡️Colecionador, Atirador e Caçador (CAC): Autorização para colecionar armas antigas e históricas; para atiradores praticarem o tiro esportivo nos clubes cadastrados e caçadores para a prática da caça legalizada, respeitando a Lei Ambiental.

A Lei Federal 10.826/2003, conhecida como Estatuto do Desarmamento, estabelece os parâmetros legais à questão do uso de armamentos. O advogado Fabricio Posocco explicou ao portal que existem penalidades previstas nos artigos 12, 14, 16 e 17 para quem tiver o porte irregular da arma de fogo.

"Essas penas, as mais básicas, variam de 1 a 3 anos [de reclusão] e multa, que é possuir ou manter a arma de fogo no interior da residência/trabalho sem que seja o responsável legal do estabelecimento até chegar na pena mais grave de 6 a 12 anos [de reclusão e multa, que é a pessoa que vende sem autorização", disse o advogado.

Advogado da família alega legítima defesa
Tia e sobrinho mataram criminoso na sala de casa durante assalto, no bairro Jardim Virgínia, em Guarujá (SP) — Foto: Matheus Croce/g1

Luiz Fernando Mendes Cunha, advogado da família, disse que o bandido invadiu a casa anunciando o roubo. Imediatamente, a tia e o sobrinho, com armas registradas, atiraram no assaltante, agindo em legítima defesa -- o caso foi registrado desta forma.

Além da tia e do sobrinho, outras pessoas da mesma família estavam dentro do imóvel. "Populares ao ouvirem os disparos, acionaram a Polícia Militar que foi até o local e preservou a área do crime", contou o advogado.

De acordo com Cunha, a família costumava deixar o portão aberto, pois o bairro era tranquilo. "Eles reagiram imediatamente ao assalto. Na hora que [o criminoso] entrou, foi uma reação instantânea".

Cunha afirmou, ainda, que o criminoso estava com uma pistola 357. "Ambos reagindo em questão de legítima defesa porque dentro da casa haviam outras pessoas que poderiam ser vítimas dos assaltantes".

À TV Tribuna, afiliada da Globo, o delegado Wagner Camargo Gouveia disse que a família possui o registro de posse de armas [autorização para mantê-las em casa] e que o caso será tratado como homicídio com a excludente da ilicitude da legítima defesa.

Ainda de acordo com Camargo, o responsável pelo caso disse que a polícia agora vai atuar para encontrar e prender o comparsa.
(À esq.) Criminosos chegando ao local e (à dir.) um deles caído no chão da sala após ser baleado, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução


Fonte: G1


Sua notícia, nossa pauta. Envie agora fotos e vídeos pelo WhatsApp:
(14)998497276

CLIQUE AQUI


Coockies