Victoria Hernandes, Rita Ferreira, Elisângela Padilha, Cristiane Guarido e Felipe Ferreira, coordenador de Psicologia |
O Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO realizou em maio – dias 21 e 22 – o II Ciclo da Pluridiversidade com o tema “Inclusões possíveis no cotidiano da universidade: convívio e convivência na diversidade”.
A organização do evento que movimentou a comunidade acadêmica esteve a cargo dos Cursos de Direito, Terapia Ocupacional e Psicologia e envolveu a participação dos Cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Engenharias, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
Evento reuniu alunos de diversos cursos |
O Ciclo da Pluridiversidade é um evento destinado a todos os Cursos da UNIFIO e tem por objetivo propor discussões que possam articular temáticas atuais, tais como: o enfrentamento ao racismo, o respeito às diferenças, a luta contra o preconceito de gênero e, principalmente, a noção de convívio e convivência na diversidade.
Os organizadores do evento destacam que isso significa dizer, entre outras questões, que tais discussões atravessam as nossas ações no âmbito da formação e impactam diretamente no modo como conduzimos o processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior. Isto é, a formação ética e cidadã que construímos dentro e fora da sala de aula. Pensando nisso, é imprescindível que as discussões que tratam da relação cotidiana dos Direitos Humanos como um bem comum de todas(os) cheguem, especialmente, aos profissionais em formação na nossa instituição de Ensino.
Cristiane Guarido, coordenadora de Farmácia |
Para tanto, apostamos na ação cotidiana da nossa comunidade acadêmica que está comprometida, sem dúvida alguma, com a implementação de um processo formativo que assume a responsabilidade de propor intervenções voltadas à defesa da vida e ao respeito às diferenças nos espaços públicos e privados. Logo, toda e qualquer ação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão deve se preocupar, sobretudo, com as práticas cotidianas dedicadas à construção de uma sociedade, mais justa e igualitária. Portanto, o evento busca ampliar as discussões que, fundamentalmente, nos convocam a criação de um ambiente acadêmico capaz de experenciar novas formas de nos relacionarmos, uns com os outros e, nesta direção, ocupar um lugar no mundo que esteja pautado por uma postura de respeito ao outro, pela solidariedade e pela ética em defesa da vida e das diferentes formas de existir.
Victoria Yanara Hernandes, coordenadora de Terapia Ocupacional |