'ÓLEO DO BEM'
Colaboradores da iniciativa, que tem o objetivo de dar destinação correta ao óleo de cozinha, foram incentivados a fazer a doação da barra de sabão, que é trocada por cada 1 litro do óleo, para a população atingida pelas enchentes.
Mais de 4 mil litros de óleo foram recolhidos com o objetivo de reverter a troca por sabão ecológico aos moradores do Rio Grande do Sul — Foto: Óleo do Bem/ Divulgação |
Mais de 6,8 mil barras de sabão ecológico, produzidos por meio do Projeto Óleo do Bem, que tem o objetivo de recolher e dar destinação correta para o óleo de cozinha, serão encaminhadas ao Rio Grande do Sul para os voluntários que trabalham na limpeza e recuperação dos estragos causados pelas enchentes no estado.
Parte dessas barras, cerca de 4,1 mil, foram doações feitas por colaboradores do projeto em Tupã. As outras barras foram doadas por um dos patrocinadores do Óleo do Bem. Ao todo, 100 caixas com os sabões serão levadas para o RS.
O projeto, que é uma iniciativa do TEM+, em parceria com o Instituto Triângulo e com a Cerol Óleo Vegetal e promoção da TV TEM, incentiva a reciclagem do produto por meio da troca de 1 litro de óleo usado por uma barra de sabão ecológico e está presente em dezenas de cidades do interior de SP.
Programa Óleo do Bem existe desde 2021 e já coletou cerca de 122 mil litros de óleo de cozinha usado pelo interior de São Paulo — Foto: TV TEM |
Em Tupã, a Unesp e o projeto Reciclóleo, que são parceiros do Óleo do Bem, propuseram que ao trocar o óleo pelo sabão, os colaboradores da iniciativa fizessem a doação do produto de limpeza para as pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
A campanha foi realizada até o dia 15 de junho e em apenas um dos pontos de coletas, a Etec de Tupã, mais de 4 mil litros de óleo foram doados.
"Todo material seguirá com uma equipe de voluntários de Santo André e região que, todas as semanas está se revezando e indo pra lá, para ajudar a população que está limpando e reconstruindo suas casas e as cidades", ressalta Fábia Leite, gerente de marketing do projeto.
Caixas com as barras do sabão ecológico do Projeto Óleo do Bem serão encaminhadas para o Rio Grande do Sul — Foto: Óleo do Bem/Divulgação |
Projeto continua
A coleta do óleo de cozinha usado em Tupã é permanente e segue após a campanha específica em prol à população do Rio Grande do Sul
Para colaborar basta levar o óleo de cozinha usado em uma garrafa de plástico fechada, até os pontos de coleta do Óleo do Bem na cidade de Tupã e informar que deseja doar sua barra de sabão para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.