HOMENAGEM
Neste sábado, 13, se comemora em todo o país, o “Dia Mundial do Rock”.
O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, serve para homenagear o gênero musical. No entanto, diferente do que sugere o título, não se trata de uma data internacional. A explicação para a escolha também não envolve bandas brasileiras, mas sim um pedido feito pelo cantor britânico Phil Collins, durante o evento beneficente L”ive Aid”, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985, realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos). Além de Collins, a escalação estrelada do festival contava com Elton John, Queen, Madonna, Mick Jagger, David Bowie, Duran Duran, U2, The Who, Tom Petty, Neil Young, Eric Clapton, entre outros.
No palco, o lendário baterista e vocalista da banda Genesis teria sugerido que aquela data se tornasse um marco de celebração do rock. A fala parece não ter causado muita comoção na época, e somente duas rádios paulistanas atenderam ao pedido do músico, a 89 FM e a 97 FM, já na década de 90.
A ideia veiculada nas campanhas das emissoras foi caindo no gosto do público, e o Dia Mundial do Rock acabou se consolidando no Brasil.
A reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou Ridalton Pereira, vocalista da banda Speed Jack Fly, uma das mais antigas em atividade em Ourinhos, que completou 25 anos de existência em outubro do ano passado, para falar sobre a historia da banda e a importância desta data para os roqueiros brasileiros,”Nós começamos a banda em outubro de 1999 e nossa primeira apresentação foi no Cartoon Bar no dia 10 de dezembro e depois na Festa do Milênio no Tênis Clube no dia 18 de dezembro, e nossa primeira formação era: eu no vocal, o Diógenes no baixo, o Junior na guitarra e o Kadu na bateria. Os principais shows que fizemos ao longo deste anos, foram os da Rádio Itaipu, onde abrimos para as principais bandas de rock nacional da época como Charlie Brown JR, Raimundos, CPM 22, Detonautas e Tihuana, entre outras, cantando para um público de mais de 5 mil pessoas. Atualmente a formação da banda, além de mim é composta por Vinícius, Juninho, Henriquinho, João, Alê, Adriano, Mano Tchao e Isaac. Acredito que é muito importante ter um Dia Mundial do Rock, onde se relembra a importância e o significado do rock, as grandes bandas e cantores que marcaram época e que até hoje estão presentes nas mentes e nos corações de milhares de pessoas de diferentes gerações”, ressaltou.