Início | Contato | Ed. Terça-feira |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Frente Fria no ‘Feriadão’ trará temperaturas baixas na cidade de Ourinhos

CLIMA

Uma nova frente fria deve chegar a Ourinhos e demais cidades do estado de São Paulo, na próxima segunda-feira, 08, véspera do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932,  comemorado na terça-feira (09) apenas no estado de São Paulo.

A chegada da frente fria deve atrapalhar os planos daqueles que planejam viajar no final de semana e emendar a segunda-feira (08) e terça-feira (09), num ‘feriadão’ de 4 dias, o último deste ano de 2024.

Em Ourinhos, na segunda-feira (08) a temperatura mínima, segundo o Climatempo deverá ser de 15ªC e a máxima de 21ºC.

Já na terça-feira (09), a temperatura cai ainda mais, com mínima de 14ºC e a máxima não passará dos 19ºC.

Já na quarta-feira (10), o tempo volta a esquentar e as temperaturas ficam entre a mínima de 16ºC e a máxima de 29ºC.    


Veja como fica o tempo nas outras regiões do Brasil

A chegada de uma frente fria deve trazer chuva e reduzir as temperaturas nos estados do Sul do país neste fim de semana. De acordo com a Climatempo, há previsão de geada e precipitação invernal para a região nos próximos dias.

Com relação às demais regiões, o tempo não deve mudar muito do que se tem observado nos últimos dias:

No Sudeste e Centro-Oeste, a tendência é de um aumento breve da nebulosidade, que deve amenizar um pouco as temperaturas;

No Norte, a chuva deve seguir mais localizada em Roraima, norte do Amazonas, norte do Pará e Amapá. A chuva pode ser pontualmente forte, mas nada muito diferente do padrão para a região;

No Nordeste, a chuva deve ganhar força, principalmente entre leste de Alagoas e do Rio Grande do Norte.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que, principalmente para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a mudança de tempo vai demorar um pouco mais para acontecer.

Uma mudança mais expressiva deve vir somente com uma nova frente fria, no início da semana que vem.

"A partir de terça ou quarta-feira outra frente fria deve avançar pelo país, trazendo chuva para os estados do Centro-Oeste e do Sudeste, com certa queda nas temperaturas", prevê.


Frio no Sul

A nova massa de ar frio de origem polar avança sobre a Argentina e deve causar uma nova queda das temperaturas na região Sul.

❄️De acordo com os meteorologistas, dessa vez, o centro da massa polar, isto é, região onde o frio é mais intenso, vai passar sobre o leste da Argentina e sobre o Uruguai, sem avançar sobre o Sul como aconteceu no fim de semana passado.

As menores temperaturas devem ser registradas no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas não devem ficar tão baixas quanto o observado na semana anterior.

Neste fim de semana, o frio deve vir com umidade. Luengo destaca que Serra Gaúcha, litoral norte gaúcho e sul de Santa Catarina devem registrar chuva forte no sábado (6).

"Os acumulados podem chegar a uns 60 milímetros e não dá para descartar alguns transtornos mais pontuais. Logo atrás dessa frente fria está vindo uma massa de ar polar, então na noite de sábado até a madrugada de domingo, há grande chance de precipitação invernal e geada", destaca o meteorologista.


Chuva congelada, geada ou neve?

Apesar de a previsão não indicar temperaturas negativas generalizadas, a combinação de muita umidade e frio pode causar precipitações invernais em alguns locais mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

As precipitações de inverno são divididas em três tipos:

Neve – quando os flocos de gelo chegam ao solo sem derreter;

Chuva congelada – quando a neve descongela no percurso até o solo e volta a congelar antes de cair;

Chuva congelante – quando a neve descongela e congela somente ao tocar uma superfície.

Além das precipitações de inverno, a geada também é muito comum, mas se trata de um fenômeno totalmente diferente, porque não cai das nuvens – é o congelamento do orvalho sobre as superfícies.

Ela ocorre quando uma fina camada de gelo se acumula nas superfícies por conta da intensa redução de temperatura combinada à elevada umidade do ar.

"A geada deve acontecer no sul do Rio Grande do Sul, na região de Bajé, Quaraí, na fronteira com o Uruguai", localiza Luengo.

------ANÚNCIO------
Quer ser destaque em nosso guia de pesquisa? clique em 'Solicitar Orçamento' e converse conosco

Coockies