ACESSIBILIDADE NA ARTE
Em uma turnê que começou com casa cheia na Baixada Santista, a ManifestA Companhia apresentará o espetáculo ‘Mig Meg Mug’ em Ourinhos, no próximo dia 12 (sexta-feira), às 19 horas, no Teatro Municipal Miguel Cury, com entrada gratuita.
Com direção de Alice Possani, as atrizes Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília interpretam, de maneira sensível e lúdica, a gata Mig, a menina Meg e a ratinha Mug.
No palco, as personagens transmitem a relação delicada entre amizade e diferença, principalmente quando uma das personagens experimenta um momento difícil de sua vida. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo para percorrer cidades do litoral e do interior de São Paulo.
Acessibilidade
Mig Meg Mug é uma produção acessível, na qual a história das três amigas é audiodescrita pelas próprias atrizes e interpretada em Libras por Josie Ananias. Segundo a diretora Alice, o texto tem origem na ideia da acessibilidade criativa, incorporando recursos desenvolvidos para cegos à linguagem cênica em diferentes aspectos, como dramaturgia, interpretação e sonoridades.
O texto é inspirado na história de Mix, Max e Mex, do autor chileno Luis Sepúlveda, de acordo com a diretora. “Como artistas, buscamos assumir nossa responsabilidade de repensar modos de criação e fruição, considerando os rompimentos das barreiras sociais que produzem a deficiência de uma pessoa cega. Desse modo, o processo criativo resultou no espetáculo que investiga a audiodescrição como elemento integrante da linguagem teatral”, explica a diretora.
O projeto contou com a consultoria em acessibilidade criativa do ator e bailarino cego Oscar Capucho.
Mig Meg Mug recebe apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos.
Sobre a Manifesta Companhia
Mig Meg Mug é a primeira produção da Manifesta Companhia, formada pelas atrizes e professoras de artes cênicas Brisa Vieira, Gabriela Giannetti e Lila Marília. A estreia virtual aconteceu em abril de 2021, em seis apresentações, com incentivo do Prêmio Proac LAB, mas as artistas estão unidas desde 2019, quando decidiram potencializar seus trabalhos de modo colaborativo. Além da temporada virtual, o espetáculo foi apresentado em diversos eventos culturais e em unidades do Sesc no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro.