Defesa Civil de SP disse que foram registrados leves tremores em diferentes regiões e que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina. Ao menos moradores de cinco cidades da região relataram situação para o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Moradores de prédio residencial de Assis (SP) relataram tremor pouco depois de terremoto no Chile — Foto: Arquivo Pessoal |
Moradores de cidades do centro-oeste paulista relatam que sentiram um tremor, na noite desta quinta-feira (18), no mesmo horário em que um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile.
Um mapa do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) mostra os relatos de tremores reportados no país. Na noite desta quinta-feira, foram dois registros em Assis (SP). Moradores de Marília, Jaú, Ourinhos e Lins (SP) também reportaram a situação.
Mapa do Centro de Sismologia da USP mostra relatos de tremores reportados no centro-oeste paulista — Foto: Centro de Sismologia/USP
Uma moradora de um prédio residencial de Assis, publicou nas redes sociais as mensagens trocadas entre os residentes do imóvel pouco depois de sentirem os tremores. (veja o print da conversa acima).
Segundo a Defesa Civil do Estado, foram registrados leves tremores em diferentes regiões na noite de quinta-feira e que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a mais de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. O órgão destacou, ainda, que continua monitorando a situação.
Relatos apontam que o tremor foi sentido em outras cidades brasileiras, como em São Paulo, capital. Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos em municípios do Brasil são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos.
Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas aos tremores sentidos no estado de São Paulo.
Terremoto de magnitude 7,3
Local do terremoto de 7,3 graus que atingiu o norte do Chile — Foto: Reprodução
Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile por volta das 22h50 (horário de Brasília) desta quinta-feira (18). O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina.
Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, que fica a 1.630 km da capital Santiago.
O serviço hidrográfico chileno descartou alerta de tsunami, afirmando que "o tremor não reúne as condições necessárias para gerar ondas gigantes na costa do país". As equipes avaliam se há danos estruturais às construções e aos serviços básicos da região atingida.
Fonte: G1