Cenas de racismo foram registradas no samba “Pede Tereza”, no Rio de Janeiro. Nas imagens, um casal imita macacos
A jornalista Jackeline Oliveira, do gabinete da vereadora Monica Cunha (PSol), presidente da Comissão de Combate ao Racismo, publicou um flagrante de racismo registrado em uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Nas imagens, gravadas na última sexta-feira (19/7), durante o evento de samba “Pede Tereza”, ela filmou um casal de pessoas brancas fazendo gestos racistas e imitando macacos.
O evento é predominantemente frequentado por pessoas negras. No registro, é possível ver o casal fazendo de forma vexatória e chamativa gestos de macaco, no meio de outras pessoas negras, eles dançam e gritam imitando sons do animal. Há um momento em que a mulher finge pegar piolhos na cabeça do rapaz. Mesmo com as pessoas em volta olhando, eles continuam rindo sem se intimidarem.
🚫 NÃO TOLERAREMOS O RACISMO NUNCA MAIS! 🚫
— Monica Cunha (@monicacunhario) July 21, 2024
Ontem à noite, tudo parecia incrível na praça tira-dentes, com o público curtindo a roda sensacional do Pede Teresa. No entanto, um vídeo revela dois indivíduos agindo com gestos racistas, uma afronta histórica à nossa dignidade… pic.twitter.com/hZvk29172a
As imagens foram compartilhadas por Jackeline por meio das redes sociais. Em um relato no X, ela ressalta que a cena foi tão agressiva que a única reação foi iniciar a gravação para ter provas e solicitar a retirada do casal do local pelos seguranças do evento.
“Toda vez que eu vejo um caso de racismo na rua, eu fico me perguntando: ‘Por que as pessoas não impediram? Por que ninguém fez nada?’ Aí, é por isso! Porque o racismo constrange a gente ao ponto de ter mais de 50, 60, 100 pessoas em volta daquelas pessoas, pessoas pretas, e ninguém fazer nada, homens e mulheres, ninguém fazer nada.”
Ainda durante a publicação, ela comenta sobre a sua reação no momento do registro. “Quando o racismo atravessa a gente não é assim. Uns te batem, uns silenciam. O meu posicionamento na hora foi ter !inda não foi identificado.
Fonte: Metrópoles