DESTAQUE
Gustavo Foz foi aceito em sete universidades internacionais e escolheu a Pennsylvania State University (Penn State) nos Estados Unidos para cursar Ciências da Computação. O início das aulas será no próximo dia 26
Aos 18 anos e a poucos dias de embarcar para os Estados Unidos para realizar um grande sonho, Gustavo Foz, aluno da Escola Sesi de Ourinhos participou de uma coletiva de imprensa e posteriormente fez uma explanação para os alunos do Ensino Médio da Unidade Escolar, onde contou todas as etapas vencidas até sua aprovação no Programa ‘Passaporte para o Futuro do Sesi-SP’.
Aprovado em sete universidades, entre elas de Universityof Connecticut e Arizona StateUniversity, Gustavo pôde escolher e neste domingo, 18, embarca rumo aos EUA, onde dará início no próximo dia 26, ao curso de Ciências da Computação na Pennsylvania State University (Penn State) nos Estados Unidos.
O aluno ourinhense foi um dos 19 alunos selecionados da Rede Escolar Sesi de todo o Estado de São Paulo para ter o suporte no processo de inscrição e terá bolsa integral para a formação internacional.
Realização de um sonho
Durante entrevista ao Tribuna Ourinhense, Gustavo revelou que sua aprovação para estudar no Exterior é a realização de um sonho antigo e nos contou sobre sua trajetória no SESI. “Eu entrei no SESI com 6 anos e hoje posso dizer que estudar aqui foi fundamental para a minha vida. Não é só uma questão de Educação, mas de conexão e de crescimento pessoal. Se não fosse esta oportunidade de estudar no SESI, eu jamais poderia realizar este sonho de estudar no Exterior que sempre tive, mas que julgava inatingível. Além de minha formação acadêmica, eu saio daqui hoje como um cidadão com muito mais autonomia e responsabilidade, podendo ter essa experiência e crescendo como pessoa e cidadão. Esse processo que passei até a aprovação, foi de muita incerteza e seletividade, mas conforme foi passando eu fui ganhando confiança e acreditando cada vez mais que o meu sonho iria acontecer e se tornar realidade. Serão 4 anos de Curso e depois que concluir, poderei voltar ao Brasil e trabalhar na indústria brasileira por dois anos. Meu objetivo é voltar ao Brasil e poder difundir esse conhecimento que o SESI está me provendo. Minha escolha pela Universidade da Pensilvânia foi a qualidade do Campus e principalmente a qualidade e rigorisidade do Curso de Ciência da Computação, que com certeza irá mudar a minha vida profissional e acadêmica para melhor”, ressaltou.
A mãe de Gustavo, Ana Claudia da Silva Foz também falou sobre a alegria e emoção da conquista do filho. “Como família, a gente sempre se preocupa com o futuro do filho, que Curso ele fará, se vamos conseguir pagar uma Universidade Particular. Mas a oportunidade que ele teve de estudar no SESI e sua dedicação aos estudos, abrindo mão muitas vezes de um passeio para estudar, é muito gratificante, pois é algo que ele plantou e está colhendo agora e para nós que somos seus pais, nos dá uma sensação muito boa de que tudo deu certo”, afirmou.
Sobre o Programa Passaporte para o Futuro do Sesi-SP
O projeto é uma iniciativa inédita da indústria paulista, que, por intermédio do Sesi-SP, ofereceu bolsas integrais para que estudantes concluintes do Ensino Médio da instituição pudessem ter a chance de fazer uma graduação no exterior nas áreas de interesse da indústria nacional: engenharia, inovação, tecnologia e ciências aplicadas.
O programa contou com o apoio da Fundação Estudar, que ofereceu mentoria exclusiva. Com múltiplas aprovações em instituições renomadas como Harvard, New York University, UniversityofCalifornia, McGillUniversity, Universityof Wisconsin Madison e Arizona StateUniversity, os alunos embarcam para essa nova jornada em agosto de 2024.
O sucesso do programa é fruto do estímulo à experiência acadêmica de excelência, e trará não apenas desenvolvimento pessoal aos alunos, mas também profissionais dedicados a aplicar o que aprenderam na indústria nacional.
O primeiro vice-presidente da Fiesp e presidente do Ciesp, Rafael Cervone, ressalta a importância desse programa para o desenvolvimento da indústria local, como forma de oferecer experiências, transformar vidas e mostrar que o Sesi-SP contribui com a alta qualificação profissional dos estudantes.
“Agora eles serão os embaixadores das nossas entidades, o Sesi e o Senai. Nossos alunos ajudarão a construir o futuro de um Brasil melhor e mais tecnológico. Essa é mais uma etapa da jornada e estamos muito orgulhosos”, disse Cervone. “E, diante do sucesso dessa primeira turma, o Sesi-SP vai ampliar o programa para 35 bolsas integrais no edital deste ano para ingresso nas universidades no exterior em 2025”.
O Sesi-SP visa promover o fortalecimento da indústria nacional por meio da capacitação de recursos humanos para inovação tecnológica de excelência que impacte os meios de produção, desenvolvimento de produtos e competição no mercado internacional. Dessa forma, os participantes do programa, atuarão em até cinco anos depois de formados, por pelo menos dois anos em indústria brasileira, com sede no Brasil ou com planta em qualquer outro país.