CRIME
Casos aconteceram em Marília (SP), onde criminosos se passaram por membros da corporação por meio das redes sociais e e-mail, enviando documentos sobre falsas fiscalizações.
O 10º Grupamento de Bombeiros de Marília (SP) divulgou um alerta para a população e empresas da região de um golpe envolvendo falsas visitas para fiscalização.
Segundo a nota emitida pela corporação, os golpistas se passam por representantes de fiscalização do Corpo de Bombeiros por meio das redes sociais e e-mail, informam sobre uma visita de inspeção no imóvel comercial e, caso sejam constatadas irregularidades, afirmam que multas serão aplicadas e que o e-mail está sendo enviado porque não foi possível entrar em contato por telefone (veja e-mail acima).
O Corpo de Bombeiros reforça que o setor de fiscalização não realiza notificações sobre visitas por e-mail ou redes sociais e orienta confirmar as informações diretamente com alguma unidade de Seção de Atividades Técnicas da sua área ou através do telefone (14) 3401-2440.
Os procedimentos oficiais são realizados pessoalmente com um militar bombeiro devidamente fardado, identificado e munido de ordem de fiscalização específica para a edificação ou área de risco. Caso haja alguma irregularidade, é aplicada uma advertência por escrito, sem cobrança ou imposições de multa.