Alunos do 7º termo de Contábeis aprovados no Exame de Suficiência (1) |
Os graduandos do sétimo termo do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Ourinhos - UNIFIO participaram da última edição do Exame de Suficiência,realizado no dia 30 de junho, e apresentaram ótimos resultados. Dos 15 alunos que participaram do exame, 13 foram aprovados, obtendo um percentual de aprovação de mais de 85%.
Para atuar como contador, o Conselho Federal de Contabilidade exige do bacharel em Ciências Contábeis a aprovação no Exame de Suficiência, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Após a aprovação no Exame de Suficiência, o bacharel tem o prazo de dois anos para requerer o registro no Conselho Regional do Estado onde deseja atuar. Esse prazo permite que mesmo não tendo concluído a graduação o estudante do curso pode realizar a prova.
De acordo com o coordenador do Curso, professor Roberto Ronqui, o excelente resultado é uma soma de um corpo docente altamente qualificado e o comprometimento dos estudantes ao longo do curso. “Temos professores com quase 30 anos de experiência na carreira docente que se tornaram pilares na formação profissional e novos professores que unem o conhecimento teórico com as ferramentas tecnológicas utilizadas pela profissão, o que mantém nossos alunos engajados e participativos no processo de aprendizagem.”
O curso de Ciências Contábeis da UNIFIO se destaca no cenário nacional ao longo dos anos. Na última edição do Exame de Suficiência de 2023, a aprovação também ficou em torno de 85% enquanto a média nacional foi de 13%, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade. O Curso passou por avaliação do MEC (Ministério da Educação) em 2022, ano no qual os alunos realizaram a prova Enade, obtendo conceito 4, o que colocou a graduação entre as 12% melhores do Estado de SP e entre as 15% melhores do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Educação.
O coordenador também destacao reconhecimento pelas empresas que contratam os estudantes da UNIFIO, seja para estágio ou trabalho efetivo. “Em recentes visitas aos escritórios de contabilidade e empresas que contratam nossos alunos obtivemos bons feedbacks sobre as funções desempenhadas pelos nossos estudantes. Muitos deles entram como estagiários logo no primeiro termo e depois de alguns meses já são efetivados.”