O Curso de Educação Física do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, implantado este ano, oferece uma formação sólida e abrangente, voltada para o desenvolvimento de profissionais capacitados a atuarem com excelência nas áreas de esporte, saúde e fitness.
De acordo com o coordenador do Curso, professor doutor Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos, o Curso obedece a legislação mais atual, isto é, a Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, ou seja, possui uma carga referencial de 3.200 horas, sendo 1600 horas na etapa comum e 1600 horas na etapa específica.
“A área de conhecimento tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer”, explica o coordenador.
Segundo o professor Marco Aurélio, com uma grade curricular moderna e diversificada, o curso oferece uma combinação equilibrada entre teoria e prática, permitindo que os alunos adquiram conhecimentos profundos sobre o corpo humano, a pedagogia do movimento, a fisiologia do exercício e dos métodos de ensino sobre treinamento esportivo, atividades físicas voltadas as pessoas com deficiência, idosos, atividades de academia, lazer, gestão do esporte e áreas afins.
“Além disso, a UNIFIO se destaca por sua infraestrutura completa, que inclui laboratórios especializados, inovadores e modernos, onde os estudantes podem aplicar e vivenciar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. O corpo docente é composto por professores altamente qualificados, mestres e doutores, com vasta experiência acadêmica e profissional, comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade e em incentivar o desenvolvimento integral dos alunos visando uma formação que atenda às necessidades e interesses do mercado de trabalho”, afirma o coordenador.
O curso também promove a integração entre a universidade e a comunidade, através de projetos de extensão, estágios supervisionados e parcerias com instituições locais, proporcionando aos estudantes a oportunidade de atuar em diferentes contextos e desenvolver habilidades práticas desde o início da graduação.
“Ao final do curso, os formandos estarão aptos a exercer a profissão em diversos segmentos, como academias, clubes esportivos, centros de saúde e programas de promoção de qualidade de vida, contribuindo significativamente para o bem-estar e a formação integral das pessoas atendendo assim todos os segmentos da sociedade”, ressalta.
“Na UNIFIO, a Educação Física é tratada com seriedade e dedicação, formando profissionais preparados para os desafios e demandas do mercado atual”, afirma o coordenador.
O coordenador Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos
O professor Marco Aurélio possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (PR); graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UniDombosco PR. É especialista em Técnicas em Voleibol pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/Londrina); mestre e doutor em Educação Física pela USJT/SP (2007 e 2017); professor efetivo municipal de Chavantes (SP) desde 1993; professor efetivo da rede pública do Estado de São Paulo até 2014. Trabalhou no SESI – Ourinhos (SP) (1996-2001); foi Secretário Municipal de Esporte em Chavantes (SP), nas gestões (1993/1996; 1997/2000; 2005, 2011 e 2012). Atuou como docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho (PR) nos Cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) – 2018/2020. Foi Coordenador e Docente nos Cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) na Estácio – Unidade Ourinhos (SP) – 2007/2021. Atualmente é Professor Titular na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Divinópolis, no Departamento de Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE) e Coordenador do Curso de Educação Física do UNIFIO.