Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Dia dos Pais será comemorado em todo o Brasil neste domingo, 11

HOMENAGEM

Neste domingo, 11, se comemora em todo o Brasil, uma das datas mais importantes do ano em nosso país, o Dia dos Pais.
Em homenagem a esta data tão especial, entrevistamos o CEO da Colchões Castor,  Hélio Antônio Silva, Pedrinho ‘Cabeleireiro’ e o jornalista Fernando Lima.  
Dr. Hélio ao lado de seus filhos Vitor e  Matheus

O CEO da Colchões Castor,  Hélio Antônio Silva é pai de dois filhos, Vitor que trabalha do Departamento de Marketing da empresa e Matheus que faz o Curso de Administração de Empresas, nos contou sobre como é conciliar a vida do empresário de uma das maiores empresas do país com o papel de pai e também sobre a importância da data e o que mudou em sua vida, após ter filhos. “Não é fácil conciliar meu trabalho na Castor com a função de ser pai, pois temos  reuniões em diversas regiões do Brasil, e principalmente nas etapas mais difíceis dos filhos em que temos que nos mostrar um pai presente na vida deles, mas dou o meu melhor para que meus filhos tenham todo o apoio necessário da forma mais sensata possível. Então eu procuro sempre estar ao lado da minha família, visando a união e o bem estar familiar pelos meus princípios de vida e religião. Ser pai sem dúvida muda muito a vida da gente, o estilo de vida, forma de pensar, mas é muito gratificante. Acredito que ser pai é  uma das maiores gratificações que Deus permite para que a gente possa passar por essa experiência e ser companheiro e trazer bons exemplos aos filhos e colher deles o que há de bom, pois é uma troca mútua de aprendizagem, independente da idade. Minha mensagem aos pais é que sempre conservem o amor familiar, para que desse amor na família, brote um ótimo relacionamento tanto do pai para os filhos como dos filhos para os pais”, destacou.

Dr. Hélio Antônio é CEO do Colchões Castor




 Pedrinho ‘Cabeleireiro’ ao lado dos seus filhos Caio Augusto e Pedro Henrique


Pedrinho ‘Cabeleireiro’ tem dois filhos e nos falou sobre a importância da proximidade do pai com seus filhos. “O Caio Augusto está com 31 anos e desde os 14 anos trabalha comigo e fico muito feliz dele ter escolhido a mesma profissão que a minha. O Pedro Henrique tem 21 anos, está no último ano do Curso de Direito e faz estágio na Promotoria do Fórum. O que eu digo a todos os pais neste dia tão importante é que eles amem os filhos como se fosse o último dia de sua vida. Curta eles todos os dias. Abrace, beije e diga sempre o quanto os ama. Faça com ele tudo que ele gosta de fazer, desde a infância até  vida adulta. E de vez em quando deixar de ser apenas pai e ser amigo também. Mas também dar a ‘prensa’ quando for necessário, para corrigir os filhos”, afirmou.  
 Pedrinho ‘Cabeleireiro’ ao lado dos seus filhos Pedro Henrique e Caio Augusto e de sua esposa Vânia

Pedrinho ‘Cabeleireiro’

O jornalista Fernando Lima e Leandro França ao lado da filha deles, Elis
    
O jornalista Fernando Lima nos contou sobre o processo de adoção de sua filha Elis e como surgiu esse desejo. “Eu e meu companheiro Leandro França somos casados há 14 anos e sermos pais foi um desejo que surgiu com algum tempo de casamento. Foi uma decisão madura e consciente. Sempre pensamos em adotar e, quando decidimos ser pais, procuramos o Giaaro (Grupo de Incentivo e Apoio à Adoção de Ourinhos), e fomos muito bem acolhidos pelo grupo. Lá pudemos tirar todas as nossas dúvidas, realizar um curso com eles e só então procurar o fórum para todas as praxes pertinentes ao processo de adoção. Fazemos parte do Giaaro até hoje, o grupo é muito importante e dispõe de muito conhecimento e troca de experiências para aqueles que querem adotar, os que estão na fila e os que já adotaram . O nosso processo de adoção demorou pouco mais de 2 anos, é um processo angustiante e um pouco demorado, mas necessário para cumprir todas as regras legais de se adotar uma criança. A Elis nunca sofreu nenhum preconceito na escola ou em nenhum outro lugar. Embora algumas pessoas ainda estranhem, em pleno 2024, verem um casal de homens com uma filha, temos uma vida completamente normal na sociedade e em família. Aliás, criamos nossa filha para que ela sinta muito orgulho da família que ela tem. Hoje ela está com 3 anos.  A vida muda completamente após ser pai. A rotina, as demandas e principalmente as prioridades. Ser pai é uma dádiva, uma missão que dura a vida toda. Hoje tudo é pensado em função dela. Mas não podemos romantizar, a paternidade é cansativa, trabalhosa, mas é compensada por um amor tão grande, que não é possível descrever aqui. Uma coisa que notamos após sermos pais, é como a parentalidade, em casas heterossexuais pesam sobre a mulher. Como alguns homens participam pouco desse processo. Até hoje às vezes algumas mulheres acham estranho ver um homem trocar fralda num trocador de shopping, e até já comentaram com a gente: nossa, que legal que você troca fralda. Meu marido nunca fez isso. Criar uma criança é muito trabalhoso, e todo casal deveria dividir essa tarefa igualmente, tanto na demanda de trabalho quanto na demanda de atenção a criança. Diria para os pais que ainda não são pais, mas tem vontade: sejam! Vocês conhecerão um tipo de amor que nunca sentiram na vida!“, ressaltou. 

Origem do Dia dos Pais no Brasil e no Mundo

O segundo domingo de agosto é a data reservada no Brasil para homenagear os pais. Aqui, o Dia do Papai foi instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação.   
Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês do ano fez sucesso entre os comerciantes que ganharam um período para aquecer as vendas.
Por conta desta particularidade, o Brasil é um dos únicos países a homenagear os pais em agosto. A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, uma história que começa nos Estados Unidos. 
Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil em 1862, queria homenagear o pai, William Jackson, que criou os filhos sozinhos após a morte da esposa.
A data escolhida para a primeira comemoração, ocorrida em 1910, foi 19 de junho, data do aniversário do pai de Sonora. A ideia se espalhou e foi oficializada, em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson como o terceiro domingo de junho. 
“Padronizou de ser no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles”, aponta Dantas.
Há também países que celebram a data em 19 de março, Dia de São José, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.

Coockies