Na última saidinha, 599 foram colocados em liberdade pelas unidades prisionais de Marília.
Centenas de detentos da Penitenciária de Marília e do Centro de Ressocialização (CR) de Marília foram colocados em liberdade nesta terça-feira (17) para a saída temporária do mês de setembro, com retorno programado para a próxima segunda-feira (23).
O Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) não confirmou a quantidade de presos beneficiados com a saída temporária em Marília, mas existe a possibilidade de que pelo menos 600 detentos tenham conseguido a liberdade por bom comportamento.
Na última saidinha, 11 presos não retornaram para as unidades prisionais de Marília. Na ocasião, 599 presos do semiaberto tinham sido liberados, sendo 425 deles da Penitenciária de Marília, com evasão de 10 presos, e outros 174 do CR, que contou com um foragido após o benefício.
A saída temporária acontece cinco vezes ao ano. É garantida pela legislação em datas comemorativas como Natal e Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Para evitar que todas as regiões liberem detentos nas mesmas datas, é cumprido um revezamento entre as regionais.
Tem o direito a sair quem apresenta “comportamento adequado”; mínimo cumprido de 1/6 da pena, se réu primário, ou 1/4, se reincidente; residência fixa confirmada e não ter se evadido em ocasiões anteriores.
Os presos devem permanecer no endereço informado à Justiça; sair às ruas apenas entre 6h e 19h; portar documentos pessoais e da liberação. Não podem frequentar bares, boates, casas de jogos, parques de diversões ou locais de “reputação duvidosa”. São proibidos de viagens não informadas à direção do presídio.
Fonte: MN