INCLUSÃO
Nesta semana, a Escola Estadual Horácio Soares realizou atividades sensibilizadoras, em alusão ao "Setembro Azul e Verde", com o objetivo de estimular a valorização, a luta e o despertar de consciência em relação às pessoas com deficiência.
Segundo a professora Karina Alves, especialista em educação especial (surdez) e interlocutora de Libras da estudante Isabella Victoria, "vivemos em uma sociedade que caminha ao encontro da inclusão e, projetos dessa natureza são essências para a construção de valores e desenvolvimento da empatia, principalmente em se tratando de um ambiente escolar".
A professora Gisele Tavares, que ao longo do ano participou da organização do evento, disse que "é muito gratificante colaborar com um ambiente em que a inclusão é tida como prioridade. Percebe-se como essas ações afirmativas contagiam a todos".
Para a professora Mônica Augusta, Vice-Diretora da escola, “trata-se de uma cultura edificada com carinho e acolhimento, imprimindo esse sentimento no DNA de toda a comunidade ".
Segundo o Diretor da Escola, Jayr Conti Junior, "existe um trabalho formidável desenvolvido na Unidade, pela Professora Letícia Cruz, responsável pela sala de recursos, atendendo alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo vindos de várias escolas estaduais de Ourinhos e região. É uma profissional com quem tenho o prazer de trabalhar há 6 anos, e sua dedicação é inspiradora".
Para Leticia, "precisamos, cada vez mais, atuar na sensibilização e conscientização de toda a sociedade, para tornar nosso ambiente, de fato, inclusivo. Temos avançado bastante, e lidar com estudantes elegíveis da educação especial nos torna pessoas melhores, a cada dia".
A escola ainda conta com a professora de Educação Especial Ercilia, que realiza o apoio e acompanhamento de um estudante autista.
O Diretor fez questão de enaltecer a figura da Supervisora de Ensino Sandra Vieira, responsável pela educação especial em toda Diretoria de Ensino da região de Ourinhos. "A Sandra é um ser humano espetacular com quem Deus me permitiu conviver desde que retornei para Ourinhos, há seis anos. Seu amor pelo que faz transborda. É impossível não admirá-la mais a cada dia".
Para finalizar, fica uma belíssima frase dita pela estudante Isabella Victoria: "A língua de sinais é o idioma que ouve com os olhos e fala com as mãos "
🌟 Está aberta a votação!
🗳 Para votar é muito simples:
- Clique no link abaixo.
- Vá até os comentários.
- Lá embaixo estará escrito VOTAR.
- 📌 É só entrar e escolher uma das duas opções!
Conto MUITO com o seu voto 🙏 para conquistarmos juntos o prêmio TKS Melhores do Ano! 🏆
💬 Vote agora! https://www.instagram.com/p/DDzG5NkR7pK/?igsh=MW00aHJhNnVnYTJ1aQ==