Fenômenos ocorreram na noite de terça-feira (17). Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua entra parcialmente na sombra da Terra.
A noite desta terça-feira foi de fenômenos astronômicos que puderam ser vistos no céu de todo o Brasil. Em Bauru (SP), a equipe do Observatório de Astronomia da Unesp realizou duas atividades de observação da Superlua e do eclipse parcial lunar.
A Superlua é a ocasião na qual a Lua (em sua fase cheia) se encontra próxima ao seu perigeu (ponto da órbita mais próxima da Terra).
De acordo com o coordenador do Observatório, o professor Rodolfo Langhi, esse fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 6% maior e 11% mais brilhante do que uma lua cheia padrão.
A atividade de observação da Superlua foi realizada no mirante do Jardim Botânico. Os visitantes com orientações da equipe do Observatório puderam registrar a Lua Cheia de Perigeu, ou Superlua, surgindo no horizonte leste. (Veja mais imagens abaixo).
Superlua registrada no Jardim Botânico de Bauru — Foto: Observatório de Astronomia da Unesp/ Divulgação
Eclipse parcial
Também na noite de terça-feira teve um eclipse parcial da Lua. Esse fenômeno ocorre quando a Lua entra parcialmente na sombra da Terra.
Durante o eclipse, uma parte da Lua fica temporariamente obscurecida, mas não desaparece por completo. (Veja no vídeo acima).
O público também pode participar de uma atividade de observação, mas desta vez no próprio observatório, que ficou aberto aos visitantes das 22h às 0h30.
Fonte: G1