Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Não basta só beber água! Nutricionista dá dicas de como amenizar sintomas do tempo seco com alimentação

SAÚDE

Centro-oeste paulista atingiu níveis de umidade equivalentes ao do deserto do Saara. Com isso, alimentos com alto teor de água podem complementar a ingestão de líquidos, enquanto bebidas alcoólicas e sódio devem ser evitados.

Alimentos com alto teor de água podem complementar a ingestão de líquidos — Foto: Reprodução/TV TEM

A umidade relativa do ar no centro-oeste paulista chegou a índices iguais ou inferiores a 10%, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp de Bauru (SP). Este índice é equiparado ao do Saara, o maior deserto quente do mundo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressecados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.
Além disso, o corpo fica mais propenso a se desidratar, e os nutricionistas explicam que o cuidado deve ir além de apenas tomar água e outros líquidos. Afinal, os alimentos podem ser aliados no combate ao desconforto causado pela secura.
Em entrevista, a nutricionista Isabelle Rosa deu dicas de como melhorar a alimentação em períodos mais secos

Confira abaixo as dicas:
  • Alimentos que auxiliam na hidratação
  • Escolha alimentos com alto teor de água, que podem complementar a ingestão de líquidos. Opte por frutas e vegetais frescos, como laranja, melancia, melão e abacaxi, que são ricos em água e também fornecem nutrientes essenciais.
  • Além disso, inclua saladas de frutas e iogurte com frutas e aveia em suas refeições. Lanches naturais, como sanduíches feitos com queijo, tomate, alface e frango (evitar maionese), são ótimas opções que ajudam a manter a energia sem comprometer a hidratação.

Alimentos que devem ser evitados
Por outro lado, certos alimentos podem atrapalhar a hidratação, e é importante moderar seu consumo. Alimentos ricos em sódio, como presunto, linguiça e salsicha, podem causar retenção de líquidos e desidratar o corpo.
Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja, têm um efeito diurético e podem contribuir para a desidratação. Portanto, é aconselhável reduzir o consumo desses itens ou consumi-los com moderação.

Dicas de hidratação
A recomendação geral é consumir cerca de 40 ml de água para cada quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 quilos deve beber aproximadamente três litros de água por dia.
Além da água, chás gelados, como os de gengibre e cúrcuma, podem ser uma excelente escolha. Chás, além de ajudarem na hidratação, têm propriedades anti-inflamatórias que beneficiam os sistemas imunológico e respiratório, muito afetados no período de seca.

Outros meios de combater os sintomas da secura
Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco e poluído;
Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia;
Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

Coockies