ESTIAGEM
Por conta da situação alarmante, parques e unidades de conservação permanecerão fechados até o dia 29 de setembro.
Fogo atinge área de mata na Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
O estado de São Paulo têm 23 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informou a Defesa Civil na manhã de sexta-feira (13).
Todo o estado, entretanto, está em situação de emergência por conta do alto risco de incêndios. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou quase mil incêndios em setembro deste ano no estado de SP.
Por conta da situação alarmante, o governo prorrogou o fechamento dos parques e unidades de conservação até o dia 29 de setembro.
Veja a lista abaixo:
REGIÃO DE GUARULHOS
1 – MAIRIPORÃ
REGIÃO DE OSASCO
2 - ITAPECERICA DA SERRA
REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA
3 - BANANAL
4 - CAMPOS DO JORDÃO
5 - SÃO JOSE DO BARREIRO
6 - SÃO LUIZ DO PARAITINGA
REGIÃO DE CAMPINAS
7 - BOM JESUS DOS PERDÕES
8 - BROTAS
9 - CACONDE
10 - CAMPINAS
11 - CAMPO LIMPO PAULISTA
12 – MOCOCA
REGIÃO DE ARARAQUARA
13 - ITÁPOLIS
14 - SÃO CARLOS
REGIÃO DE BARRETOS
15 – BEBEDOURO
REGIÃO DE FRANCA
16 - ITUVERAVA
17 - MORRO AGUDO / PONTAL
18 – PEDREGULHO
REGIÃO DE FRANCA
19 - CRISTAIS PAULISTA
20 - ITIRAPUÃ
21 - ITUVERAVA
22 - MORRO AGUDO / PONTAL
23 – PEDREGULHO
Parques fechados
No início de mês, o governo anunciou o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação e parques localizados na região metropolitana e interior do estado.
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
O fechamento, segundo a Fundação Florestal, seria inicialmente até esta quinta, mas foi prorrogado e mantido até o final do mês.
Uma das unidades fechados é o Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, que em 2021 foi atingido por um grande incêndio, que consumiu 53% da área verde do local.
Criado em 1993, o parque abriga o último grande remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo. O local foi criado com o objetivo de conservar mata nativa e áreas de mananciais do Sistema Cantareira.