EDUCAÇÃO
A aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Domingos Camerlingo Caló, Sophia Lopes Nascimento, foi uma das vencedoras do “Concurso de Desenho Toyama 2024” e teve seu desenho escolhido para ser exposto no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama e no Festival de Artes Cênicas Infanto Juvenil de Toyama, Japão, que deve acontecer neste mês de outubro.
O concurso contou com a participação de milhares de alunos e Sophia foi uma das 10 alunas escolhidas em todo o estado de São Paulo.
Sophia cursa o 1º ano do Ensino Médio e também é aluna de língua japonesa do Centro de Estudos de Línguas (C.E.L). Além de poder explorar a cultura japonesa, Sophia demonstrou grande habilidade e conhecimento técnico de desenho em aquarela e lápis de cor.
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, Sophia falou sobre o significado da conquista para sua vida. “Foi uma honra e tanto, eu sempre gostei de desenhar desde que eu me conheço por gente, e conseguir fazer com que uma obra minha fosse para fora do país, foi uma das maiores conquistas da minha vida até agora, mesmo que para algumas pessoas não pareça algo tão grandioso assim, foi uma coisa incrível e muito significante, algo que eu com certeza vou me orgulhar por toda a vida”, ressaltou.
Atualmente 230 alunos da Escola Estadual Domingos Camerlingo Caló participam do C.E.L, fazendo aulas de inglês, francês, espanhol e japonês.
A Diretora Valéria Xavier Cardoso ressaltou a importância da conquista. Para nossa aluna Sofia é o reconhecimento do talento que ela tem, pois venceu um concurso a nível estadual com o desenho sendo exposto no exterior. Por sua vez, o Centro de Línguas de Ourinhos ganhou destaque e reconhecimento pelos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Escola Caló”, afirmou.
O que é o Concurso?
A SEDUC-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) , a convite do Governo da Província de Toyama, participa desde 2007 do Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, com produções artísticas autorais infanto-juvenis elaboradas por estudantes da rede pública estadual de ensino, selecionadas através do Concurso de Desenho “Toyama”.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes com até 15 anos de idade das escolas da rede pública estadual de ensino, regularmente matriculados nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental (Tempo Parcial e Integral) e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – Japonês.
PREMIAÇÃO: Os 10 (dez) desenhos finalistas serão encaminhados para a Província de Toyama / Japão e serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama e no Festival de Artes Cênicas Infantil da Província de Toyama / Japão.
O que é O CEL?
O C.E.L. (Centro de Estudos de Línguas) por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece aulas de diversos idiomas e é direcionado para alunos da rede pública estadual, municipal e ETECs. Atualmente, existem 40 mil alunos em todo o estado de São Paulo que participam do CEL.
As aulas são ministradas por professores com licenciatura, alguns, inclusive, são nativos, todos tem ampla experiência no ensino de línguas e trabalham em outras escolas particulares. O governo estadual oferece todo o material didático, como livros, apostilas e material digital para o aluno. Tudo, absolutamente, gratuito.
Com exceção do inglês, oferecido para alunos do Ensino Médio, os outros idiomas ( alemão, italiano, francês, espanhol e japonês) podem ser iniciados por alunos a partir 7º ano do fundamental.
O curso, para os alunos ingressantes, começa no nível básico, e vai até o avançado, são 3 módulos, e tem duração máxima de 3 anos, o aluno sai certificado e com proeficiência na língua, os professores ajudam e estimulam a fazer os testes externos de proeficiência.
Além das aulas regulares, os alunos participam de visitas e passeios que ajudam na imersão da cultura da língua estudada, também promovem eventos como festa das nações e feiras e participam de diversos concursos, dentre os quais, o de Toyama.