EDUCAÇÃO
Na semana passada, o Colégio Magnus divulgou os excelentes resultados obtidos por três alunas do Ensino Médio, no Simulado Nacional Edros do Sistema Poliedro, cuja prova teve participação de mais de 10 mil alunos em todo o Brasil.
Maria Izabella Silverio Oliveira, aluna da 2ª série do Ensino Médio, conquistou o 1º lugar nacional, enquanto Beatriz Gervasio Romualdo Camilo, também da 2ª série, alcançou o 2º lugar. Já na 1ª série do Ensino Médio, Giovanna Pires Ribeiro obteve o 1º lugar.
A reportagem do Tribuna Ourinhense entrevistou as três alunas e o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio, Marcelo Lima, que nos falaram da alegria e da importância dessa grande conquista.
Marcelo Lima está há 8 meses no Colégio Magnus e falou sobre o significado de ajudar já em seu primeiro ano na escola, aos alunos obterem ótimos resultados no Simulado Edros. “Há 7 anos que atuo como coordenador pedagógico e entrei esse ano no Magnus, e foi um grande desafio, tanto para mim como para elas três, já que o Colégio teve mudanças, com material novo, mas apesar disso, com a rotina de estudos e a dedicação delas, dos professores e colaboradores, estamos atingindo resultados importantíssimos na trilha de aprendizagem. Esse simulado Edros tem como objetivo, avaliar o aprendizado dos estudantes, considerando os conteúdos que são abordados durante todo o trimestre e desenvolvimento das atividades. Junto da parte pedagógica, vem o olhar humanizado do Colégio Magnus, uma identidade que busca isso. O Ensino Médio é uma preparação muito intensa nas avaliações trimestrais e no dia a dia, mas um ponto muito importante é esse acolhimento, essa identidade humanizada, inclusive na semana passada, eles organizaram um evento importantíssimo que foi o Setembro Amarelo, então nós temos essa disciplina que aborda muito a questão sócio emocional e é muito importante diariamente o que elas buscam fora dos estudos, isso faz com que elas passem por estes obstáculos. Como Coordenador é uma alegria muito grande em ver esses resultados, pois são mais de 10 mil alunos que realizam esse Simulado em todo o Brasil e ver nossas alunas aparecendo em primeiro e segundo lugares de todo o país, é importantíssimo . Como gestores nós esperávamos atingir esse patamar em 3 ou 4 anos e já conquistamos em apenas 8 meses. É importante salientar que não apenas elas três obtiveram bons resultados, mas que os demais alunos também vem numa crescente melhorando seus resultados. Além disso, os alunos do 3º ano que não fazem Simulado Edros, participam dos simulados do Enem e da Fuvest e também temos tido excelentes resultados. Por fim, os alunos do 6º ao 9º ano, também vem tendo um desempenho muito bom, além dos alunos do 5º ano, que também fazem o Simulado Edros”, explicou.
Maria Izabella Silvério Oliveira está em seu primeiro ano no Colégio Magnus e se revelou surpresa com a conquista do 1º lugar no Simulado Edros. “Neste primeiro trimestre eu não imaginava que conseguiria o 1º lugar, foi uma grande surpresa e fiquei muito feliz e animada com esse resultado, minha família ficou muito feliz e orgulhosa de mim. O Colégio Magnus tem uma estrutura que é muito interessante, que vai de encontro com meus princípios para o meu estudo. Desde que entrei aqui eu passei a ter um estudo mais profundo, mas ao mesmo tempo sem que atrapalhasse minha vida pessoal. Eu estudo com pessoas que gosto muito, a Bia e a Giovanna que são minhas melhores amigas e isso ajuda muito, pois é um incentivo muito forte. A nossa amizade ajudou muito na preparação para o simulado, a gente sempre conversa sobre os conteúdos, eu e a Bia somos da mesma sala então nos ajudamos uma a outra no estudo, tiramos dúvida uma da outra. Eu gosto muito dos professores daqui, eles são incríveis e foram fundamentais para que eu atingisse esse resultado no Simulado. Acredito que estar no Magnus me prepara muito melhor para o Vestibular e eu ainda não me defini ainda que área pretendo seguir, mas penso muito em fazer Direito ou Jornalismo. Este resultado que obtive me dá grande motivação, saber que mesmo com as dificuldades, estamos chegando em algum lugar, é muito bom e mostra que todo nosso esforço não é em vão e vai trazer bons resultados, tanto na parte da Redação que ajudou muito a conseguir esse resultado e é muito bom ver que começamos a colher os primeiros frutos. Eu acredito que o bom resultado obtido por nós três, pode servir de inspiração para os outros alunos não apenas das nossas classes de aula, mas de toda a escola, para que eles possam futuramente atingir as mesmas notas que nós”, ressaltou.
Giovanna Pires Ribeiro falou sobre a importância de sua conquista. “Foi uma alegria e uma emoção e uma alegria muito grande quando eu soube do resultado, minha mãe, meu pai e minha avó choraram de emoção quando eu liguei pra contar, eu pulei de alegria e fiquei muito emocionada, estamos muito felizes com essa conquista. Eu era aluna do Colégio Santo Agostinho desde 2018, e com a mudança para o Magnus eu decidi continuar, pois fui muito bem recebida e acolhida aqui, quando eu cheguei eu tive muita dificuldade porque vim de um escola pública, mas com muito esforço consegui superar todas essas dificuldades iniciais, melhorei minhas notas e me adaptei muito bem na escola. È uma escola que além da qualidade de ensino, tem os mesmos princípios que recebi da minha família, Uma coisa que gosto muito do Magnus é essa parte humanizada, de estar junto com a família, de ter amigos que estão ali te ajudando, tanto a estudar como a tomar as melhores decisões na vida. Por exemplo, a Isa e a Bia são minha inspiração para muitas coisas, a Bia é o jeito dela ser, estar sempre na igreja assim como eu, a Isa sempre lendo, conversa muito bem sobre assuntos que eu acho que a gente precisa debater atualmente, os problemas. O Ensino do Magnus é o grande diferencial, pois o material é todo diferente e me prepara muito mais para o Vestibular e pretendo fazer Medicina”, revelou.
Beatriz Gervasio Romualdo Camilo falou sobre a alegria da conquista do resultado, a importância da amizade com Giovanna e Izabella e a qualidade do Ensino do Magnus. “Nossa amizade é muito edificante, porque a Isa eu tomo muito como exemplo, na parte dos estudos, porque as vezes eu vejo que ela é muito mais focada que eu, então isso me ajuda muito a também manter o foco e querer estudar cada vez mais. Esse resultado me surpreendeu muito, eu já sabia que eu tinha um resultado muito bom em relação aos simulados anteriores, mas não esperava que fosse ser uma colocação tão boa assim. Minha família e eu estamos explodindo de alegria. Depois desse resultado estou mais confiante ainda para quando eu for prestar vestibular, torna essa realidade mais palpável, saber que o que estou estudando e a minha dedicação, está valendo a pena e isso está me aproximando cada vez mais de onde eu quero chegar e eu pretendo fazer Medicina. Uma dica que quero dar aos outros alunos do Magnus para atingir o mesmo resultado que o meu, é que se organizassem muito nos estudos, porque eu vejo gente da minha sala falando, que é muito pesado o material e não dá tempo de fazer nada, mas eu digo que se a gente se organizar e estudar um pouco a cada dia, consegue lidar com a nossa realidade”, frisou.