Chuva foi registrada na tarde desta quarta-feira (23) e causou pontos de alagamento na cidade, como na Avenida Nações Unidas. O muro de um condomínio da cidade desabou, mas não há registro de feridos.
Após chuva, Avenida Nações Unidas registra alagamento em Bauru (SP) — Foto: Jamile Cury/reprodução
Uma forte chuva foi registrada na tarde desta quarta-feira (23), em Bauru (SP), que aumentou o nível da lagoa do Rio Batalha, mas também casou alagamentos e estragos em regiões da cidade. Por conta do grande volume de chuvas, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) suspendeu a pausa de captação do rodízio anunciada pelo DAE.
A decisão tinha sido determinada na terça-feira (22), quando o nível da lagoa registrou 1.53m às 12h17. De acordo com o IPMet, a chuva de quarta (23) registrou 62.7mm, mais do que o dobro registrado no mês inteiro de outubro e de acordo a Defesa Civil do estado, o acumulado nas últimas 24 horas foi de 73 mm. Com isso, o Rio Batalha atingiu 2.62m às 8h42, chegando mais próximo ao nível ideal, 3.20m.
Segundo a autarquia, os técnicos constataram melhora na vazão da lagoa para retornar ao modelo 24h com e 72h sem abastecimento, com início às 00h de cada dia. Dessa forma, o abastecimento do Grupo 1 foi iniciado à meia-noite, de forma ininterrupta até à meia-noite de sexta-feira (25) e seguirá com a ordem dos grupos preestabelecida anteriormente.
- Grupo 1: Vila Independência.
- Grupo 2: Centro, Altos da Cidade, Jardim Ouro Verde e Parque dos Sabiás.
- Grupo 3: Vila Falcão, Alto Paraíso e parte do Jardim Industrial.
É possível verificar os bairros inseridos no racionamento e solicitar o caminhão-pipa através do site da autarquia. A solicitação via Seção de Atendimento ao Público (SAP) do DAE, através do 0800 7710 195, que recebe chamadas de telefone fixo e celular, também está disponível para os casos de desabastecimento público.
Estragos das chuvas
Chuva intensa causa alagamentos e aumenta o nível da lagoa do Rio Batalha em Bauru
Apesar da melhora no nível da lagoa, a forte chuva também causou pontos de alagamento na cidade, inclusive na Avenida Nações Unidas, uma das vias mais importantes do município.
Com início por volta das 17h30, o grande volume de água registrado causou congestionamentos na região e a água se concentrou no cruzamento com outra importante avenida, a Rodrigues Alves. Após o término da chuva, de acordo com a Defesa Civil, duas residências também registraram alagamentos momentâneos.
Um muro do condomínio do bairro Jardim Shangri-La desabou com a força das chuvas, mas não houve registro de vítimas e a Defesa Civil está realizando a limpeza do local.
Muro desaba em razão das fortes chuvas em Bauru (SP) — Foto: Defesa Civil/ reprodução
No início de outubro, após uma forte tempestade que também atingiu Bauru (SP), três pessoas morreram após um muro cair sobre eles na Rua Atílio Cavagnino, no bairro Parque Paulista. (Veja abaixo a reportagem sobre esse caso).
Polícia identifica homem que morreu junto com mulher e criança na queda de muro em Bauru
Fonte: G1