Ausência de candidato marca debate em Ourinhos
A reunião consistiu em um debate entre candidatos, onde três deles estavam presentes, já que um estava ausente. A reportagem do Tribuna Ourinhense questionou o candidato Caio Lima sobre a escassez de opções de cursos no ensino superior público em Ourinhos. Ele afirmou que a educação em Ourinhos é uma prioridade para ele e sua gestão, e que já houve avanços significativos nessa área. Ele se comprometeu a dar continuidade a esse trabalho, expandindo e aprimorando a educação em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior.
Jornalista Luis Galletta, do Tribuna Ourinhense, faz pergunta para Caio Lima e Toninho do PT comenta a respeito; confira:
Luis Galletta: Candidato Caio Lima, no ensino superior em Ourinhos, até hoje, os jovens que não têm condições de pagar uma universidade particular, muitas vezes, se veem obrigados a estudar em outras cidades, em outros estados. Aqui, só temos a Unesp, que é pública e só tem o curso de Geografia. Houve a promessa, várias vezes, de outros cursos que até hoje nada. Existe a perspectiva de um curso de medicina, mas será privado, ou seja, os estudantes que não têm condições continuarão tendo que sair para universidades públicas de outros estados. O que você acha que o prefeito pode fazer, caso você seja eleito, para mudar essa situação e trazer novos cursos para a Unesp em Ourinhos?
Caio Lima: Nós sabemos como a educação de Ourinhos melhorou, e é nosso compromisso melhorar ainda mais a educação como um todo, iniciando pela educação infantil, fundamental, ensino médio e, também, ensino superior. Nosso prefeito, a nossa gestão, inclusive, tem uma boa relação com a Unesp. Inclusive, buscamos viabilizar mais cursos junto ao governo do estado para nossa cidade, porque, quando se pensa no povo, a gente procura, cada vez mais, atrair cursos para que se possa suprir a demanda, principalmente pensando nos jovens aqui da nossa cidade. Agora, a gente pensa e planeja a educação como um todo. Eu tenho aqui, de modo concreto, um plano para a educação da nossa cidade. A gente tem propostas. A gente quer melhorar ainda mais a educação e o ensino para as nossas crianças, para os nossos jovens. E a gente se lembra, inclusive, da estrutura que nunca se teve nas nossas escolas e que hoje temos. Hoje, nem todos sabem, mas nós temos, inclusive, uma escola de idiomas hoje, nós temos a robótica hoje, nós temos o socioemocional para a educação. E eu tenho um projeto importantíssimo, que é para ampliar a educação especial para as nossas crianças com deficiência, com algum tipo de transtorno. Hoje, nós já temos professores de educação especial; nós queremos ampliar o número de professores da educação especial para as crianças que precisam desse atendimento. E, assim, a gente já mostrou que sabe fazer e, por isso, eu tenho convicção de que, com a elaboração desse plano, o futuro da educação vai ser ainda de mais qualidade, inclusive, mais uma vez, pensando nas creches. Eu irei zerar a fila da demanda das creches na nossa cidade. A gente pensa como um todo, e o curso de medicina também será uma realidade que vai trazer ainda mais desenvolvimento para nossa cidade.
Toninho do PT: Realmente, a creche, já disse uma vez e repito, vai ser a prioridade máxima dentro da educação. As crianças têm que ser muito bem tratadas desde a tenra idade. Agora, nós vamos ter oportunidades fantásticas junto ao governo federal. universidades federais. O que está sendo colocado hoje aí, uma disputa em edital, é de um curso particular. Mas nós vamos trabalhar para trazer universidades públicas federais para oferecer, principalmente para a grande maioria da população que não é de família abastada, que não teve condições de fazer seus estudos, para que elas possam fazer de forma gratuita, e, principalmente, para atender os moradores da nossa cidade e da nossa região, que sejam importantes para a economia local, que tem uma certa vocação para esse ou aquele tipo de atuação.