O ano de 2024 não cansa de surpreender no que diz respeito ao meio ambiente. Dessa vez, uma inundação tomou conta do deserto do Saara, em um evento raríssimo, que não acontecia há simplesmente 50 anos. O fenômeno, chamado pelos especialistas de tempestade extratropical, pode mudar o curso do clima da região nos próximos meses e anos.
O deserto do Saara já foi uma área verde, mas agora é conhecido pela vastidão de areia, completamente seca.
Localizado no sudeste do Marrocos, está entre os lugares mais áridos do mundo e raramente chove no final do verão. “Fazia 30 a 50 anos que não chovia tanto em tão pouco tempo”, afirmou o diretor geral de meteorologia do Marrocos, Houssine Youabeb, durante entrevista à AP News.
De acordo com o governo de Marrocos, dois dias de chuva em setembro excederam as médias anuais em várias áreas que registram menos de 250 milímetros anualmente.
Inundação no deserto do Saara
Nas imagens, que foram largamente compartilhadas nas redes sociais, podemos ver o Lago Iriqui (um famoso leito entre Zagora e Tata que estava seco há 50 anos) completamente cheio. Acompanhe:
The Sahara Desert is flooded in Morocco.
— Africa Facts Zone (@AfricaFactsZone) October 10, 2024
This is one of the driestest places in the world.
📷 AP. pic.twitter.com/QOWKYCdjdR
🇲🇦 - Rare and beautiful scenes from the Morocco Desert
— IL Libanese (@Dal_Libano) October 9, 2024
The Morocco region of the Sahara Desert has recently seen the kind of rainfall not witnessed for decades.
A drone camera captured this rare phenomenon, with reports that even a local lake, dry for half a century, now… pic.twitter.com/acebB9zE3a