HOMENAGEM
Nesta sexta-feira,18, será comemorado em todo o país, o Dia do Médico e para falarmos desta profissão tão importante, entrevistamos o médico Geriatra, Dr. Gilberto Severino e a médica Clínica Latife Direne.
A médica Clínica Latife Direne, que atua na Urgência e Gastroenterologia falou sobre a importância da profissão. “O papel que desempenhamos na promoção da Saúde, no Diagnóstico, no tratamento das doenças, além de auxiliar na recuperação e na manutenção do bem-estar do paciente. Geralmente a Medicina é descrita como uma vocação, uma vez que ela é movida pelo desejo de ajudar as pessoas. A medicina abrange uma ampla variedade de especialidades, permitindo que os médicos se especializem em áreas específicas com base em suas habilidades e interesses. Essa diversidade de especialidades permite uma abordagem mais precisa e eficaz no diagnóstico e tratamento de diferentes doenças. Cada especialidade possui seu próprio conjunto de conhecimentos e técnicas, garantindo uma abordagem personalizada para atender às necessidades individuais de cada paciente. Para finalizar queria citar alguns médicos que são extraordinários tanto no âmbito profissional como humanitário: Dr. Paulo Henrique, Dr. Luiz Zago, Dra. Maria de Lourdes, Dra. Daniela Durante, Dra. Jessyka Bertoldo, Dr. Lazaro e Dr. Cachon”, ressaltou.
Segundo Dr. Gilberto Severino, “o Dia do Médico é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o compromisso dos profissionais de saúde com a melhoria da qualidade de vida da população. A dedicação, o conhecimento e a habilidade desses profissionais fazem uma diferença significativa na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo tratando-os com muito amor e carinho seus pacientes. O Médico é um Dom de Deus, é uma Missão, não é só uma Profissão, é uma Vocação. Ser médico é assumir um compromisso sagrado com a vida. É dedicar-se de corpo e alma para preservar e restaurar a saúde, aliviar o sofrimento e trazer esperança. É enfrentar a dor e a morte, mas também celebrar a cura e a vida. Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para mim a Medicina é e sempre será uma Missão, cuido dos meus pacientes como se cuidasse de minha mãe, de meu pai, de meus filhos, de família com todo amor e carinho”, ressaltou.
Origem da data
O Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro.
Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, a data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.
Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.
Esta data foi escolhida para celebração por causa do Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.
Dia do médico em outros países
Embora no Brasil o dia do médico seja comemorado no dia 18 de outubro e o seu significado esteja ligado à crença cristã, em outros países o dia do médico é comemorado em datas distintas.
Nos Estados Unidos o dia do médico é comemorado em 30 de março, pois nesta data em 1942 foi aplicada a primeira anestesia em um paciente.
Em outros países, o dia dos médicos é celebrado em datas que lembram importantes profissionais, como 1º de julho na Índia, em memória do médico Bidhan Chandra Roy, e 1º de maio no Canadá, em homenagem a Emily Stowe, primeira médica do país.