POLÍTICA
Faltando dois meses para a posse do prefeito eleito Guilherme Gonçalves (PODEMOS), alguns nomes de possíveis Secretários que deverão compor sua equipe de governo, a partir do dia 01 de janeiro de 2025, começaram a circular nos bastidores políticos da cidade de Ourinhos nesta semana.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Tribuna Ourinhense, sete nomes já são tidos como certos. Veja abaixo quem são e quais secretarias deverão ocupar, além de um breve resumo de seus perfis profissionais.
*Leandro de Oliveira Moraes - Secretário de Finanças
Contador, 37 anos, casado, com pós-graduação em Contabilidade Pública e Gestão de Políticas Públicas. Leandro começou sua carreira como Guarda Mirim e passou por diversos cargos administrativos na Prefeitura de Ourinhos, incluindo Gerente de Arrecadação e Coordenador de Administração Tributária. Foi secretário municipal de Educação em 2016. Proprietário de um escritório de contabilidade desde 2014, Leandro teve papel importante no processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, de 2008 a 2012, que modernizou o sistema tributário da Prefeitura Municipal de Ourinhos.
*João Carlos Bilar Junior – Chefe de Gabinete
Formado em Química pela USC, Junior tem 43 anos, é casado e foi o coordenador geral da campanha de Guilherme Gonçalves. Possui Pós - Graduação em Gestão pública, é empresário do ramo gastronômico e nunca ocupou cargo público.
*Renato José Nepomuceno de Freitas Hernandes – Secretário de Justiça e Cidadania
Advogado, 43 anos, casado, Renato atua desde 2005 e tem uma carreira destacada em diversas áreas do Direito, como Direito Cível, Empresarial, Eleitoral e Penal. Com especialização em Direito Público pela Escola Paulista de Direito, Renato tem experiência na advocacia pública e privada, e atualmente é assessor jurídico do presidente da Câmara Municipal de Chavantes.
*Diógenes Corrêa Leite – Secretário de Meio Ambiente
Gestor ambiental e articulador político, 66 anos, casado. Com uma trajetória que vai desde vendedor até proprietário da tradicional Casa das Variedades, Diógenes sempre esteve envolvido com o comércio e o serviço público de Ourinhos. Ele já presidiu a Associação Comercial de Ourinhos, foi diretor de importantes instituições da cidade, como a Santa Casa e o Hospital de Saúde Mental, e também ocupou cargos na prefeitura, como Coordenador de RH e Secretário de Meio Ambiente. Integrou a equipe do deputado federal Capitão Augusto entre 2016 e 2020, e desde 2021 é assessor político do vereador Gil Carvalho. Diógenes é atualmente o presidente do diretório do Partido Liberal (PL) de Ourinhos.
*José Roberto Tasca – Secretário de Governo
Empresário do comércio, Tasca foi eleito vereador pela primeira vez entre os anos 2013-2016, tendo sido presidente da Câmara no biênio 2015-2016. Nas eleições de 2020, ficou como suplente e assumiu a cadeira deixada pelo então vereador Carlinhos do Sindicato, que morreu aos 59 anos por complicações da Covid-19, em julho de 2021.
*Carmen Lúcia P. Machado – Secretária de Educação
Professora da EMEF Miguel Farah, fez parte da equipe das ex-secretárias municipais de Educação, Maura Balbinot e Maria Tereza Paschoal de Moraes. Foi diretora, coordenadora e ajudou a construir o Magistério de Ourinhos.
*Patrícia Regina Miranda - Secretária de Inclusão (anunciado pelo prefeito eleito Guilherme Gonçalves na tarde de quarta-feira, 30)
Professora. Foi Diretora Escolar da APAE de Ourinhos e tem 23 anos como funcionária na área de inclusão.
Prefeito Diego Singolani de Santa Cruz deve assumir a Secretaria da Saúde de Ourinhos
O prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani (PSD) é cotado como o próximo Secretário de Saúde do município de Ourinhos. Diego esteve reunido na tarde de terça-feira (29) com o prefeito eleito Guilherme Gonçalves (Podemos). O assunto da conversa foi a Saúde de Ourinhos. De acordo com informação obtida pelo Portal Diário Cidadão junto ao grupo político de Guilherme, ambos bateram o martelo e Diego será anunciado em breve junto aos demais secretários. A reportagem entrou em contato com Diego que, num primeiro momento negou a informação. No entanto, posteriormente, confirmou que esteve reunido com Guilherme e que foi convidado a assumir a Saúde de Ourinhos. “Nada foi oficializado ainda, mas a expectativa é muito boa”, disse Diego.