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A concessionária Ourinhos Saneamento assumirá os serviços de água e esgoto de Ourinhos a partir desta sexta-feira (01), mesmo dia em que iniciará o atendimento ao público em sua loja, localizada à Av. Altino Arantes, 890 (Centro), das 8h30 às 16h30, cujo espaço acolhedor conta com uma moderna sala de espera e espaço kids. Além do atendimento presencial, os consumidores terão um canal direto de comunicação 24h por meio do telefone: 08006874646 ou pelo Whatsapp: (11) 95020 6424.
Na segunda-feira, 28, a diretoria da concessionária realizou uma coletiva de imprensa, que contou com a presença de Fernando Sávio, gerente de comunicação da GS INIMA, Eduardo Caldeira, diretor regional, e Rodrigo Medeiros, gerente de Ourinhos, que apresentaram a empresa e suas operações em 13 países e 17 localidades no Brasil, com atuação destacada em inovação e serviços completos no ciclo da água.
O encontro com a imprensa começou com uma apresentação feita pelo diretor-técnico, Eduardo Caldeira e o gerente geral Rodrigo Miranda de Medeiros sobre os investimentos de R$ 73 milhões que serão feitos nos primeiros três anos de concessão, com destaque para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto para acabar de vez com o problema de dejetos que são despejados in natura no rio Paranapanema. “Ao longo de todo o período de concessão, serão investidos R$ 141 milhões. Fazemos parte de um grupo de atuação mundial no ciclo integral da água e no Brasil somos pioneiros em concessão de serviços de saneamento, atuando há mais de 29 anos. As pessoas envolvidas nessa nova operação têm experiência de muitos anos em saneamento e a população de Ourinhos pode contar com isso. Estamos gerando 94 empregos diretos e cerca de 250 indiretos. Nossa equipe já está bem preparada e treinada para atender a todos com agilidade e qualidade”, explicou Caldeira.
Projetos e investimentos
Em entrevista exclusiva ao Tribuna Ourinhense, após a apresentação feita à Imprensa, o diretor-técnico Eduardo Caldeira detalhou os investimentos e projetos da concessionária e quais os benefícios que a população ourinhense terá ao longo dos próximos anos. “Nos primeiros três anos teremos investimentos de água e esgoto. Especificamente em relação a água, atuaremos principalmente nas perdas e na distribuição, ou seja a redução das perdas na distribuição, o que envolverá muito investimento. Na parte do esgoto, investiremos na coleta, afastamento e sobretudo no tratamento do esgoto, que será a grande estrela dos nossos investimentos nos próximos três anos. Nossa projeção é que ao completar três anos de contrato já tenhamos 99% do esgoto tratado, embora o contrato assinado preveja que temos o prazo de 5 anos para atingir este índice”, explicou.
Caldeira afirmou ainda que durante pesquisa de campo neste mês de outubro, a concessionária constatou que há muitos hidrômetros antigos e que ao longo dos próximos meses deverão ser trocados de forma progressiva, em todas as regiões da cidade. “Nossa intenção é fazer isso já ao longo do primeiro ano de concessão, e pretendemos trazer o tempo médio de vida do hidrômetro que hoje é de 7 anos, para 4 anos. Nós já contamos com um estoque de 16 mil hidrômetros novos disponíveis de forma imediata, para realizarmos essa troca dos mais antigos”, informou.
Durante a entrevista, o Diretor Técnico falou ainda sobre projetos que poderão ser implantados pela Concessionária na parte cultural e ambiental da cidade, em parceria com a Prefeitura. “Nós estamos conhecendo ainda a cidade, e no próximo ano teremos uma nova gestão na administração municipal. Mas com certeza construiremos estes canais para que possamos participar do dia a dia cultural e ambiental do Município”, revelou.
Caldeira também tranqüilizou a população ourinhense, em relação aos valores das taxas de água e esgoto que deverão ser implantados pela Concessionária. “Nós temos uma estrutura tarifária que logicamente é diferente da aplicada hoje. De maneira geral, traremos de forma imediata, melhorias no atendimento, na redução do tempo de serviços solicitados pela população, e já será possível sentir uma melhora e diminuição desse tempo para execução do serviço, e que aos poucos irá perceber também qual a nossa função e quais as nossas metas aqui na cidade. A tarifa será justa para remunerar os serviços prestados e os investimentos que serão feitos ao longo dos próximos anos de concessão, claro que seguindo o que está no contrato e sendo fiscalizados tanto pela prefeitura como pela agência reguladora”, afirmou.
Por fim, o Diretor Técnico da Ourinhos Saneamento falou sobre a estrutura administrativa e operacional, que a Concessionária terá a disposição da população. “Nós contaremos com a expertise de profissionais seniores de outras operações do grupo, e que já fazem isto há muitos anos. Nossa estrutura hoje é composta por 94 funcionários, que se divide entre as áreas administrativa, comercial e operacional. Além disso, a população poderá contar tanto com o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 16h30, em nossa loja, bem como com o atendimento 24h, pelo telefone 0800 ou pelo nosso whatsapp, podendo ligar a qualquer hora do dia ou da noite e ser atendida”, concluiu.