Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Primavera movimenta apiários com safra do mel

As primeiras semanas da primavera, com as flores desabrochando na estação, já marcam o início da safra do mel para os apicultores.

Primavera movimenta apiários com safra do mel — Foto: Reprodução/TV TEM


A primavera é uma época boa para os apicultores. Atualmente, as safras estão no início e, com as floradas, as abelhas se agitam em busca de alimento. No entanto, o clima faz muita diferença, e este não tem sido um ano fácil.

As flores desabrochando na estação acabam sendo um sinal para as abelhas: é hora de buscar o néctar para alimentar as colmeias. Para os apicultores, este é o início da safra do mel.

No município de Iperó (SP), o apicultor Mário de Souza sabe que terá muito trabalho daqui para a frente. É um ciclo que se repete a cada ano, e as temperaturas precisam contribuir para que a produção venha forte. A seca e as queimadas dos últimos meses atrapalharam muito a apicultura.

Mário trabalha com abelhas africanas – agressivas, mas boas produtoras. Ele tem cerca de 150 colmeias e colheu, na safra anterior, cerca de 30 quilos por caixa. A expectativa, agora, é manter essa produtividade.
Primavera movimenta apiários com safra do mel — Foto: Reprodução/TV TEM



Alexandre Aguilera mantém um apiário em Salto de Pirapora (SP). Ele começou trabalhando com abelhas sem ferrão e, depois, também começou a criar da espécie europeia.

O apicultor tem 30 caixas no local, e espera produzir cerca de 30 quilos de mel em cada uma delas. O forte da produção será entre novembro e dezembro, mas tudo começa neste momento da primavera, que altera a dinâmica em uma colmeia.


Em Sorocaba (SP), uma cooperativa recebe o mel de 85 municípios da região metropolitana. Ainda nas melgueiras, os favos são centrifugados. O mel em si ainda passa por outras etapas, e não é liberado antes de ser submetido a uma análise.

Cerca de 12 toneladas de mel passam mensalmente pelo local. No atacado, o quilo sai, em média, por R$ 12. Já no varejo, para o consumidor final, o quilo é vendido por cerca de R$ 50.


Fonte: G1

Coockies