Segunda partida da competição reunirá Al-Ahly, time egípcio, contra o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Torneio tem formato diferente nesta temporada, com o Real Madrid, campeão europeu, entrando só na final
Mesmo com a criação do novo Super Mundial de Clubes a partir de 2025, a Fifa manteve o torneio anual entre os campeões das confederações nesta temporada. Mas mudou o formato.
A disputa — que antes durava 10 dias e era jogada em um único país — agora ocorreu durante três meses e passa, pelo menos, por três países. A nova Copa Intercontinental da Fifa é uma sequência da anterior Mundial de Clubes, disputado em 2000 e entre 2005 e 2023.
Além do prazo e dos locais, outras mudanças importantes ocorreram com os times representantes da Uefa e da Conmebol. Ambos entravam juntos apenas na fase semifinal. Agora, o campeão da Champions League entra diretamente na decisão. E o campeão da Libertadores entrará uma etapa antes, para enfrentar o representante da Concacaf, no chamado "Clássico das Américas".
Começo em setembro
A Copa Intercontinental 2024 começou três meses antes do período tradicional. No dia 22 de setembro, nos Emirados Árabes, o Al-Ain venceu o Auckland, da Nova Zelândia, por 6 a 2. Rahimi (2), Cardoso, Gassama, Palacios e Kaku marcaram os gols dos árabes enquanto Lagos e Bevan descontaram para o time da Oceania.
Primeiro semifinalista sai nesta terça (29)
O Al-Ain avançou para a segunda fase que será disputada nesta terça-feira (29), na cidade do Cairo, capital do Egito. O representante asiático vai encarar o Al-Ahly, atual campeão africano a partir das 14 horas, pelo horário de Brasília. SporTV (TV fechada) e CazéTV (YouTube) anunciam a transmissão ao vivo.
Quem passar deste confronto vai para a semifinal, dia 14 de dezembro, contra o vencedor da partida entre o campeão da Libertadores e o Pachuca, campeão da Concacaf, que se enfrentarão dia 11 de dezembro. Com a nova fórmula, o Real Madrid espera pelo seu adversário na grande final, prevista para 18 de dezembro. Todas estas partidas serão disputadas em Doha, no Catar.
Calendário atualizado
22/9 - Al-Ain (EAU) 6x2 Auckland (NZE), em Al-Ain, nos Emirados Árabes.
29/10 - Al-Ahly (EGI) x Al-Ain (EAU), no Cairo, Egito.
11/12 - Pachuca (MÉX) x campeão da Libertadores, em Doha, no Catar.
14/12 - vencedor 29/10 x vencedor 11/12, em Doha, no Catar.
18/12 - Real Madrid x vencedor 14/12, em Doha, no Catar.
Fonte: GZH