Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Primeiro travesseiro do mundo com tecnologia biodegradável é criado em Ourinhos

LANÇAMENTO

Inovação registra pegada de carbono três vezes menor, e se decompõe 66% mais rápido

O primeiro travesseiro com tecnologia biodegradável do mundo foi lançado nesta semana no Brasil, com pegada de carbono três vezes menor comparada à dos travesseiros convencionais, além de ser 100% sustentável. Desenvolvido a partir de matéria prima renovável e de origem vegetal, ele se decompõe naturalmente quando descartado de forma adequada. A inovação vem como uma solução de consumo da indústria em meio às mudanças climáticas e à crescente emissão de CO2. 

 O produto incorpora a tecnologia Biovisco, de origem vegetal, desenvolvida para o uso em espuma viscoelástica com matérias primas de fontes renováveis. Enquanto um travesseiro comum registra uma pegada média de carbono de 5,0 Kg CO2 Eq, um travesseiro do modelo de tecnologia apresenta uma pegada de carbono de 1,70 Kg CO2 Eq. O travesseiro tem ainda forro de algodão orgânico e a embalagem é de papel reciclado.

Produzido pela Colchões Castor, uma das 10 maiores indústrias de colchões no país, em parceria com a LEAF Polyol, detentora de uma patente de resinas de origem renovável para a fabricação de poliuretanos de origem vegetal e 100% recicláveis, o travesseiro chamado de Biocomfort®, tem uma tecnologia que levou um ano e meio para ser desenvolvida, e investimento em pesquisa e desenvolvimento de R$ 2 milhões. Com o lançamento, a Castor se torna pioneira mundial no segmento de travesseiros a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

 “Nós obtivemos a principal matéria-prima deste travesseiro de pequenos agricultores e de fazendas familiares. Isso significa que é um produto nacional diferente dos travesseiros tradicionais que não são biodegradáveis - explicou Hélio Silva, fundador e CEO do Grupo Castor.

O material apresenta as mesmas características que outros produtos desenvolvidos de origem fóssil quando o assunto é durabilidade e maciez, segundo o CEO. O lançamento foi realizado durante o evento Hotel Trends ESG voltado inicialmente para o setor hoteleiro, mas com previsão de distribuição para o consumidor final até dezembro de 2024. Os colchões na mesma tecnologia estão em desenvolvimento e também devem ser lançados neste ano.

 “Este é o primeiro travesseiro totalmente focado no viés de sustentabilidade, ele marca uma nova era para a empresa e para o mercado, mostrando que é possível produzir com alta qualidade e cuidar do meio ambiente” – finalizou.

Coockies