Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Procura por tuias aumenta perto do fim do ano

Seja pequena ou grande, o uso da planta como árvore de Natal garante aos produtores um aumento da renda nos últimos meses do ano.

Procura por tuias aumenta perto do fim do ano — Foto: Reprodução/TV TEM


Faltam pouco mais de dois meses para as festas de fim de ano, o que indica que estamos entrando na época das tuias – plantas rústicas, muitas vezes chamadas de “pinheirinhos", e que são bastante procuradas para a decoração de Natal.


A tuia é rústica, bonita e possui cheiro marcante. Tolerar seu plantio em vasos favorece a utilização em um número maior de projetos de paisagismo. Embora seja originária de temperaturas frias, ela se adapta bem às condições do Brasil.

Quando o final do ano se aproxima, a demanda por essas plantas aumenta e, se há um lugar conhecido pela produção de tuias, é o município de Herculândia (SP). A cidade conta com muitos viveiros, e os produtores sempre se preparam para os últimos meses do ano.


As tuias maiores podem enfeitar entradas de fazendas e demais propriedades, enquanto as menores podem decorar jardins e o interior de casas. De uma forma ou de outra, é o uso da planta como árvore de Natal que garante aos produtores o aumento da renda nesta época.

Existem vários tipos de tuias, como a Holandesa, o Cipestre Italiano (Toscano) e a Kaizuka, por exemplo. Elas podem chegar a 12 metros de altura e, para atingirem determinados tamanhos, leva tempo.

Para grandes resultados, a espera pode chegar a até oito anos. No entanto, seu cultivo não exige muitos cuidados, o que é um ponto bem considerado para aqueles que desejam investir em uma árvore natalina natural.

Nos viveiros de Herculândia, a produção de tuias enfrentou a estiagem nos últimos meses. O fornecimento artificial de água encareceu a produção, e o preço das plantas aumentou. Em alguns casos, chegou a ficar 20% mais cara em relação ao ano passado.

Uma das variedades mais vendidas é a Tuia-Holandesa, que não cresce tanto como outras e, por isso, é muito usada como decoração interna. Após as festas natalinas, as mudas ainda podem ser reaproveitadas, tanto dentro de um vaso quanto diretamente no solo.


Fonte: G1

Coockies