Primeiro turno das eleições municipais 2024 aconteceu das 8h às 17h deste domingo (6). Houve registro de boca de urna em Jaú e Ourinhos e de agressão em um dos locais de votação em Pirajuí.
Na Escola Ary Correa, maior local de votação de Ourinhos (SP), eleitores enfrentam fila — Foto: Larissa Piauí/TV TEM
Este domingo (6) de votação na região de Bauru e Marília foi marcado por trocas de urnas, a presença dos candidatos às eleições municipais, casos de boca de urna e agressão, além de e alguns focos de acúmulo de santinhos pelas ruas.
Em Bauru, todos os oito candidatos à prefeitura compareceram às urnas ainda pela manhã. A cidade tem, segundo o TSE, tem 282.186 eleitores aptos a votar e o número de candidatos a vereador é 357, dos quais serão eleitos para o próximo mandato, 21 vereadores.
Marcos Chagas (PSOL) votou na E.E. Caic, acompanhado do candidato a vice, Hiltinho Capoeira, e de sua família.
Clodoaldo Gazzetta (PV) exerceu seu voto no Colégio Sesi, acompanhado da esposa. A prefeita e candidata à reeleição, Suéllen Rosim (PSD), votou na Faculdade de Odontologia da USP de Bauru.
Chiara Ranieri (União Brasil) foi à urna no Colégio São José e Dr. Raul (Podemos) na E. E. Torquato Minhoto, acompanhado da vice, Pastora Graziela. Paulo Lago (PCO) e Antônio Izzo Filho (AGIR), votaram, respectivamente, na Fatec e no Instituto Toledo de Ensino (ITE).
Eleitores enfrentaram alguns problemas técnicos, com ao menos oito urnas apresentando falhas e sendo substituídas. As ocorrências aconteceram na E.E. Professor Walter Barreto Melchert, E.E. Edison Bastos Gasparini e E.E. João Simões Netto.
De forma geral, filas foram registradas devido a essas trocas, mas a situação foi rapidamente normalizada e a manhã de votação seguiu sem maiores ocorrências.
Votação em Marília
Em Marília, são seis candidatos à prefeitura concorrendo nesta eleição. Na disputa para a Câmara são 305 candidatos. Serão eleitos 17 candidatos nessas eleições, atualmente são 13 vereadores.
E. E. Bicudo Monsenhor é um dos locais de votação mais tradicionais de Marília — Foto: Adolfo Lima/TV TEM
A candidata Lilian Miranda (PCO) votou na E.E. José Alfredo de Almeida, enquanto João Pinheiro (PRTB) optou pelo Colégio Criativo.
Nayara Mazini (PSOL) votou na EMEI Monteiro Lobato, e Vinicius Camarinha (PSDB) na E. E. Bicudo Monsenhor.
Em Marília (SP), nove urnas precisaram ser substituídas. Depois da troca a votação seguiu normal.
Quatro outros equipamentos chegaram a apresentar problemas, mas após reset, funcionaram normalmente. Outras duas precisaram de troca de mídias, mas sem grandes complicações.
Região
Eleitores prontos para votar no Unifac em Botucatu (SP) — Foto: Adriano Baracho/TV TEM
Na região de Botucatu (SP), sete urnas apresentaram problemas e foram trocadas: três em Itatinga (SP), três em Pardinho (SP) e uma em Botucatu.
Em Ourinhos (SP), ao menos quatro urnas foram substituídas e uma ocorrência de boca de urna foi registrada na Justiça Eleitoral.
Em Jaú (SP), o candidato a vereador Juraci (Solidariedade) foi flagrado pela Polícia Civil praticando boca de urna em frente à Escola Túlio Espínola de Castro. Ele foi conduzido à delegacia e teve um termo circunstanciado registrado por crime eleitoral.
Em Pirajuí (SP), um morador registrou um boletim de ocorrência contra o atual vereador e candidato a vice-prefeito, Luis Augusto Bortolli Azevinheiro (Republicanos) dizendo ter sido vítima de agressão.
Segundo o documento, o caso aconteceu na manhã deste domingo (6), por volta das 9h, em frente à EMEF Olavo Bilac, localizada na Rua Treze de Maio, quando a vítima foi votar.
O portal entrou em contato com a assessoria do candidato, mas ainda não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
E. E. Caic é o maior local de votação em Bauru (SP) — Foto: Gabriel Pelosi/TV TEM
Fonte: G1