Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu (SP) está investigando o caso e orientando moradores a verificarem a identidade dos entrevistadores antes de passarem informações.
Foram apreendidos com os falsos entrevistadores 9 celulares, crachás e formulários falsos e R$ 700 — Foto: Polícia Civil/reprodução
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu (SP) está investigando um caso de falsos recenseadores do IBGE que deixou pelo menos 17 vítimas na cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, os indivíduos iam até as residências de moradores e, se passando por entrevistadores do IBGE, realizavam questionamentos aleatórios sobre contas bancárias. Ao final, convenciam as vítimas a tirarem uma ‘selfie’ e, com a fotografia e dados bancários privilegiados, entravam nas contas e retiravam o dinheiro.
Os suspeitos, dois homens e uma mulher, foram detidos no último dia 3 de outubro, quando policiais flagraram o trio com crachás e formulários falsos do IBGE dentro de um carro. Eles acabaram confessando que eram de São Paulo e estavam na cidade para aplicar os golpes.
Foram apreendidos nove celulares, crachás e formulários falsos do IBGE e R$ 700. A DIG segue investigando o caso.
Os entrevistadores do IBGE devem utilizar colete contendo logotipo, site e telefone 0800, o crachá de identificação exposto no colete ou pendurado no pescoço contendo nome e matrícula do entrevistador e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Também é possível verificar a identidade do entrevistador pelo site ou pelo telefone 0800 721 8181.
Fonte: G1