Página inicial | Fale conosco |

Carrossel

Page Nav

HIDE

Hover Effects

TRUE

No

HIDE_BLOG

Cabeçalho-clássico

{fbt_classic_header}

Publicidade

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Últimas Notícias

latest

Slider-topo

Busca de empresas


Vitória consolida Otacílio como o maior gestor público de sua geração em Santa Cruz do Rio Pardo

ELEIÇÕES 2024

Médico se iguala a Onofre Rosa de Oliveira, o único que havia governado por três mandatos


A eleição de domingo, 06, será lembrada por uma das disputas mais intensas da história recente de Santa Cruz do Rio Pardo. Com apenas 125 votos de diferença, o médico Otacílio Parras Assis (PL) venceu o atual prefeito, Diego Singolani (PSD), conquistando seu terceiro mandato à frente do executivo municipal. 

Com 12.456 votos (50,25%) contra 12.331 de Diego (49,75%), Otacílio se iguala a Onofre Rosa de Oliveira, único político até então a governar a cidade por três mandatos, nos anos de 1959, 1968 e 1982 - na época, não havia reeleição.

Não é exagero afirmar que esta vitória consolida Otacílio, aos 70 anos de idade, como o maior gestor público de sua geração, com lugar reservado na galeria dos mais importantes da história de Santa Cruz do Rio Pardo, no que diz respeito à capacidade de administrar a máquina pública.

Apesar do estilo centralizador, da inclinação para o confronto e da pecha de “coronel”, justificada por inúmeros rompantes de autoritarismo, a imagem de bom gestor e político realizador de obras se sobressai. Após dois mandatos com alta aprovação popular, Otacílio fez seu sucessor com ampla margem de vantagem sobre os oponentes e agora é reconduzido ao comando da cidade justamente pela parcela da população que mais sente a necessidade do poder público. 

Otacílio não é um líder popular ou carismático, como foram Onofre Rosa e Lúcio Casanova, nem tampouco um político hábil, como Carlos Queiroz, mas, sem dúvidas, pode ser considerado o melhor administrador.

A história política de Otacílio é marcada pela persistência. Médico de profissão e empresário de sucesso, ele enfrentou derrotas nas eleições de 2004 e 2008 antes de finalmente alcançar a prefeitura em 2012, em um contexto de desgaste dos adversários. Em seu primeiro mandato, conquistou a confiança popular ao implementar um governo voltado para obras e gestão eficiente, o que lhe rendeu a reeleição em 2016 com uma esmagadora maioria.

Entretanto, o segundo mandato foi marcado por turbulências. O escândalo de desvio de verbas envolvendo a tesoureira Sueli Feitosa abalou a administração, mas Otacílio conseguiu manter o controle e concluir o governo com boa avaliação popular. 

A despeito das críticas, consolidou-se como um gestor focado em resultados e tocador de obras, ainda que muitas vezes fosse visto como de temperamento difícil.

Nesta eleição de 2024, Otacílio mostrou-se pragmático ao reunir ao seu redor figuras que outrora eram opositores ferrenhos. Luciano Severo, Murilo Sala e “Psiu”, para ficar em apenas três exemplos deste movimento, uniram-se a Otacílio em uma articulação que reforçou sua base.

O apoio de seu primo, o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), também foi decisivo. Otacílio contou com a força, estrutura e recursos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que elegeu 102 prefeitos em todo o estado de São Paulo no 1º turno. A ida para o PL, intermediada por Ricardo Madalena, permitiu que Otacilio se comunicasse melhor com o eleitorado majoritariamente conservador de Santa Cruz. 

Agora, o novo mandato trará desafios internos, exigindo habilidade de Otacílio para lidar com essas alianças recentes e acomodar interesses divergentes. Com a maioria na Câmara Municipal garantida — incluindo a eleição de seu filho e de sua nora como vereadores —, o prefeito terá o apoio necessário para implementar suas políticas, mas também precisará administrar expectativas e possíveis atritos dentro do próprio grupo.

Se a vitória de 2024 o consolida como o maior gestor público de sua geração, o verdadeiro teste para seu legado começa agora, com os desafios de governar uma cidade politicamente fragmentada e com necessidades crescentes.


Fonte: Página D

Coockies